domingo, 21 de agosto de 2022

Racionalizar ou Crer

 A SÓS COM JESUS

21 de agosto

      Racionalizar ou Crer

    Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem. S. João 12:23.

   Havia festa em Jerusalém e Jesus estaria presente. Ninguém queria perder à oportunidade de vê-Lo e ouvi-Lo. Alguns por curiosidade, outros porque não sabiam mais aonde ir em busca de ajuda e outros ainda porque esperavam ansiosos que o Mestre da Galiléia cometesse um deslize para poder condená-Lo.

   “Entre o povo que tinha ido a Jerusalém, para tomar parte na festa, havia alguns gregos”, diz o relato bíblico. Os gregos praticavam uma religião lógica e racional. Nela não existia lugar para a fé. Eles não eram capazes de acreditar naquilo que seus olhos não enxergassem ou seus dedos não tocassem. Era esse um dos motivos por que atribuíam a seus deuses formas e características humanas. Eles não podiam confiar, queriam testar tudo no laboratório.

   Mas no mundo espiritual não é como na ciência. Você não pode colocar Deus embaixo da lente de um microscópio a fim de analisar a Sua estrutura. Você tem que aceitar pela fé, porque Ele deixou no Universo evidências suficientes de que está no controle de tudo.

   Os gregos que foram a Jerusalém eram pessoas vazias, ocas e desesperadas. A lógica racional do seu estilo de vida satisfazia o intelecto, mas não preenchia o coração. Eram como algumas pessoas de hoje.

   Aqueles gregos estavam cansados de procurar um sentido para a vida. A religião lógica de seu país não preenchia o vazio do coração, e por isso deixaram tudo e viajaram a Jerusalém. Tinham ouvido dizer que Jesus curava leprosos, devolvia a vista aos cegos, transformava marginais e prostitutas e até ressuscitava mortos.

   Gente desesperada corria atrás de Jesus. Depois de encontrar-se com Ele, todo mundo retornava feliz e disposto a enfrentar as lutas da vida e tornar-se vitorioso. Por isso, os gregos chegaram a Jerusalém, após andar vários dias. Queriam ver a Jesus, queriam ouvi-Lo. Tinham tentado de tudo e nada dera Certo. Por que não experimentar Jesus?

   A resposta de Jesus, porém, os surpreendeu. “Chegou a hora de o Filho de Deus ser glorificado.” De que estava falando? De Sua morte, com certeza. Mas que modo estranho esse de ser glorificado!

   Geralmente, para uma pessoa receber a glória é levada a um palco e todas as luzes do mundo se concentram nela. As multidões batem palmas, entregam medalhas e estouram champanhe.

   Mas Jesus falou de ser glorificado com a morte. Ele estava apresentando dos gregos o caráter ilógico do cristianismo. Enquanto os homens matam para vencer, Cristo morre e desse modo alcança a vitória. Enquanto os homens vivem para ser glorificados, Cristo é pendurado na cruz como um marginal, à fim de alcançar a glória.

   Aquilo não combinava com a razão. Devia haver lugar para a fé. Os gregos tinham só dois caminhos: ou continuavam querendo entender tudo e permaneciam tom o coração vazio e desesperado, ou acreditavam que por trás do sofrimento e morte estava a glória. Era racionalizar ou exercitar a fé. E quanto a você?

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/jglhlsue_Iw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...