segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Mais do Que Sabedoria Humana

 A SÓS COM JESUS

29 de agosto

      Mais do Que Sabedoria Humana

    Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana; e sim, no poder de Deus. I Coríntios 2:5.

   A nossa missão não consiste apenas em apresentar diante dos homens a Deus como idéia de alguma filosofia, ou o grande arquiteto ou o grande mestre de qualquer código de ética ou de moral; a nossa missão é apresentar o “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”, Aquele que estava “em Cristo reconciliando consigo o mundo”.

   Se pararmos para meditar um pouco, veremos que se limitamos o evangelho apenas a “crenças” e opiniões humanas, e tentarmos explicar filosoficamente o porquê da rebeldia e da tragédia do homem, cairemos num desconcertante relativismo intelectual, porque a verdade, desligada de Deus como experiência íntima e pessoal, é sempre engano, ilusão e falsidade. O que é a verdade? Deus é a verdade e fora dEle, nada existe que seja real e concreto.

   E por isto que a fé, como simples assentimento intelectual, como simples “entender as coisas”, como simples satisfação da razão, é uma fé incompleta. Pode ser útil na experiência como o ponto inicial do companheirismo com Deus, mas tem que avançar do conhecido ao desconhecido, do que compreende e aceita intelectualmente para o que não entende, mas aceita porque confia na pessoa que inspira essa confiança, a saber, Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé.

   Você está aceitando a Jesus? Não tente entendê-Lo todo, não perca tempo em pontos e vírgulas, não desperdice energia em querer compreender “por que Deus criou o ser humano se em Sua presciência sabia que o homem ia pecar”; não crie barreiras pensando que Deus é injusto porque nascem crianças deformadas e existe fome na Terra.

   De repente, as múltiplas perguntas que povoam sua mente e criam confusão não é outra coisa senão o grito do coração clamando por segurança, paz e perdão. Já pensou na possibilidade de que seu grande problema não seja entender, mas ser entendido, não seja aceitar, mas ser aceito por Jesus?

   Conheci ao longo de meu ministério pessoas intelectuais que faziam perguntas e mais perguntas. Enquanto eu tentava satisfazer as suas inquietudes intelectuais as perguntas pareciam não acabar. Um dia descobri que devia levar as pessoas a apoiarem sua fé “não em sabedoria de homens, mas no poder de Deus” e as perguntas acabaram, e as pessoas encontraram e aceitaram a Jesus.

   Não posso esquecer o caso daquele europeu que acompanhou sua esposa à uma das grandes campanhas de evangelismo. Ficou ali, atento, em meio a milhares de pessoas. Ao retornar para casa, disse para sua esposa: “Não volto mais, esse homem não sabe nada, é muito superficial, só fala de Jesus.” Mas na noite seguinte voltou, e voltou também na outra e finalmente o conheci em São Leopoldo, no ano de 1992, já batizado na igreja.

   Ele entendeu que não era a maravilhosa exposição teológica de uma doutrina, do que estava precisando. Descobriu Jesus, e hoje é feliz.

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/ouFv9i0DGjM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...