quarta-feira, 10 de agosto de 2022

O Problema Está no Coração

 A SÓS COM JESUS

10 de agosto

      O Problema Está no Coração

    Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo. Ezequiel 36:26.

   Eram 14h45m de dezessete de março e o coração de Buenos Aires quase parou. Na esquina das ruas Suipacha e Arroyo, a Embaixada de Israel foi destruída com a explosão de uma bomba que ceifou dezenas de vidas. Coincidentemente encontrava-me nesses dias na Argentina. Pude assistir, através da TV, o desespero do povo, as lágrimas de impotência, as expressões de amargura e revolta. Quem seria capaz de semelhante ato? Só podia ser uma mente enferma ou uma cabeça perdida nos labirintos da loucura. Nenhum homem normal teria coragem de criar aquela cena de horror, sangue e morte. 

   No dia seguinte, no vôo que me levava ao México, fiquei com os olhos perdidos através da janela. Na minha mente ainda borbulhavam as cenas de horror, os gritos de socorro e a solidariedade do povo argentino depois da tragédia. Lembrei-me, então, do meu país, o Peru, cansado de sangrar, sofrer e chorar suas vítimas inocentes que morrem sem saber por quê. Se você interrogasse um jovem militante do “Sendero Luminoso” ou da O.L.P., ou de qualquer outro grupo revolucionário que anda semeando a morte por diferentes países, com certeza lhe diria que ele faz isso como protesto pela injustiça social e que seu objetivo é mudar a ordem das coisas, porque o atual sistema está podre e caindo aos pedaços. 

   Se você, por outro lado, interrogasse um jovem viciado em drogas, perguntando-lhe por que entrou nesse tobogã que o leva implacavelmente à loucura e à morte, responderia com certeza, que as coisas em casa não andavam bem, que os adultos são hipócritas, moralistas, e que ele faz isso porque é autêntico e assume suas atitudes sem falso moralismo. A pergunta é: pode a violência mudar o sistema das coisas? Pode a autodestruição mudar o moralismo hipócrita de nossa sociedade? 

   O problema real é a essência de nossas motivações. Mudem-se as ideologias, revezem-se os partidos do poder, substituam-se os sistemas, e tudo ficará igual enquanto o coração humano não mudar. A situação estará sempre errada no entender da oposição. A oposição sempre quererá apenas desequilibrar a ordem, na opinião da situação. 

   Quem poderá mudar o coração humano? O profeta registra uma promessa divina: “Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo.” 

   Pode parecer esta uma resposta muito simplista, mas as coisas com Jesus sempre foram simples. Os homens O esperavam num palácio oriental e Ele nasceu numa manjedoura. Os homens anelavam ver Seu trono de ouro e Seu cetro de pedras preciosas, mas Ele viveu como um simples peregrino, desejando estabelecer Seu trono no coração humano. 

   Felizes os que podem entender as coisas simples, embora estas muitas vezes não tenham lugar no século de racionalismo em que vivemos.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Alejandro Bullón

http://www.youtube.com/watch?v=_4gZl8S7Jko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...