sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Existe Destino?

 A SÓS COM JESUS

19 de agosto

      Existe Destino?

    Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Provérbios 15:3.

   Joaquim Gomes da Silva pegou a estrada São Paulo-Curitiba, depois de concluir todas as suas atividades. Mais ou menos à altura de Itapecerica da Serra olhou para o relógio. Eram exatamente 20h02. Dirigindo com prudência na velocidade que a lei determina, deveria chegar a Curitiba por volta de duas da madrugada, mas Joaquim tinha compromissos marcados cedo pela manhã e desafiou-se a si mesmo: estaria em casa por volta da meia-noite. O carro: um poderoso Gol, 1.8, preto. Tinha máquina de sobra para conseguir seu objetivo. Pisou fundo e começou a deixar todo mundo para trás. Às vezes, encontrava dificuldades para ultrapassar, por causa da longa fila de caminhões que tinha pela frente, mas com um “pouquinho” de risco e muita coragem e habilidade, ia devorando os quilômetros que o separavam da família.

   Num posto de gasolina, na entrada de Jacupiranga, Joaquim parou para ir ao banheiro. Foi uma parada de apenas 5 minutos. Quando estava para entrar no carro, lembrou-se de comprar balas, retornou para a lanchonete e demorou mais dois minutos. Olhou para o relógio: eram 22h25. Estava dentro do tempo previsto. Respirou fundo e pegou novamente a estrada.

   Exatamente às 22h38, 22 quilômetros mais adiante, aconteceu a tragédia. Joaquim estava forçando uma ultrapassagem em zona proibida, quando de repente viu diante de si um enorme caminhão. Tentou sair para o acostamento e o motorista do caminhão teve a mesma idéia. Tudo foi tão rápido e tão violento que Joaquim não viveu para contar a história. A história nasceu na minha cabeça, mas é cópia fiel da realidade nas várias estradas do Brasil.

   Vêm agora algumas perguntas. O que teria acontecido se Joaquim não tivesse parado no posto de Jacupiranga? Teria acontecido o acidente, se o rapaz não tivesse perdido os dois minutos comprando balas? E se o motorista do caminhão não tivesse entrado naquela curva, exatamente às 22h38? Existe destino ou decisões erradas? Coincidência ou fatalidade?

   Como seria se em lugar de pensar nos dois minutos perdidos na compra das balas, pensássemos na imprudência de correr a mais de 100km por hora e fazer ultrapassagens perigosas? Joaquim morreu porque estava escrito nos astros que teria que morrer, ou porque fez decisão errada no momento errado e no lugar errado? É o ser humano um brinquedo na mão do destino ou um ser livre capaz de decidir o que é certo e o que está errado?

   Se o nosso destino estivesse determinado pela posição dos astros, qual seria a participação humana no decorrer da vida? Ninguém pode fugir nesta vida à sua responsabilidade. Deus fez o dia com 24 horas para todos os seres humanos. Ninguém tem o dia com 25 horas. Ninguém pode se esconder atrás do destino para explicar a falta de coragem ou a irresponsabilidade. Não existe fatalismo. Existem oportunidades aproveitadas ou desperdiçadas, existe liberdade. Nisto consiste a nossa semelhança com o Criador.

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA

https://youtu.be/EQo_cnYghMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...