terça-feira, 2 de agosto de 2022

Josué 14 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 


Leitura Bíblica - Josué 14

Comentário Pr Heber Toth Armí

JOSUÉ 14 – Aqueles que honram a Deus em Sua existência são honrados por Ele com Sua providência. Aqueles que firmam convicções nas promessas de Deus, vivem experiências acima da média da população. Aqueles que são rejeitados por fazerem coisas certas, são apreciados por Deus ao permanecerem fieis apesar da oposição.

• Pessoas confiantes em Deus obtêm o favor do Céu ao agirem com determinação e fé na Terra.

Josué e Calebe são dois servos de Deus que merecem nossa atenção! Foram os únicos adultos da época do êxodo que adentraram à Terra Prometida. Nem mesmo Moisés, Arão ou Miriã tiveram o mesmo privilégio. 

Calebe nasceu no Egito. Descendente dos Quenezeus (Números 32:12), “tribo ou subtribo de Canaã”, acrescenta o Dicionário Bíblico Adventista. Seu nome significa “cachorro/cão”. Não fazia parte de nenhuma das tribos israelitas. Mesmo assim representou a tribo de Judá, entre os 12 líderes tribais que expiaram Canaã; 45 anos antes dele conquistar seu espaço.

Com 85 anos de idade, após as tribos terem seus territórios conquistados (Josué 13:8-14:5), Calebe teve uma conversa franca com seu amigo: Calebe pediu a Josué permissão para conquistar um território difícil (Josué 14:6-15). Assim...

• ...Calebe mostra que aquele que almeja desfrutar as maravilhosas promessas de Deus não pode ceder espaço à incredulidade. Duvidar, desprezar ou descrer das promessas divinas privam até mesmo membros do povo santo de bênçãos que Deus deseja conceder.

• ...Calebe ensina-nos que aquele que pretende viver os preciosos planos de Deus não deve dar ouvidos aos pessimistas que se unem contra a vontade divina. Várias coisas podem servir de evidências para a dúvida ou, para os incrédulos se erguerem contra os fieis; tais como, medo dos gigantescos desafios e, o tempo demorado da promessa. Entretanto, nada deve abalar a confiança em Deus caso queiramos desfrutar de Seus grandiosos planos.

• ...Calebe exemplifica o fiel que pretende viver o ideal elevado de Deus sem retrair-se diante dos desafios da existência. Calebe, podendo acomodar-se com sua idade avançada, podendo exigir de Josué um lugar já conquistado, podendo apresentar várias razões para não precisar mais esforçar-se ou lutar contra inimigos poderosos, fez o contrário. Deixando, assim, um poderoso legado a jovens, adultos e idosos.

Calebe revela que comprometer-se com o povo de Deus resulta em grandes bênçãos celestiais! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...