quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Josué 23 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Josué 23

Comentário Pr Heber Toth Armí

JOSUÉ 23 – Deus é sensacional! Neste livro inspirado, Ele revela que Seu interesse em que Seu povo apossasse de Canaã era, conforme destaca John MacArthur, para:

• Cumprir a Sua promessa (Gênesis 12:7).

• Preparar o cenário para desenvolvimentos posteriores no plano de Seu reino (Gênesis 17:8; 49:8-12); como, por exemplo, posicionar Israel para os acontecimentos nos períodos dos reis e dos profetas.

• Punir nações que eram uma afronta a Deus por causa de sua extrema pecaminosidade (Levítico 18:25).

• Servir de testemunho a outras nações (Josué 2:9-11) na medida em que a aliança do coração de Deus alcançasse todos os povos (Gênesis 12:1-3).

Os alertas expostos em Josué 23 pelo idoso Josué aos líderes, revelam os perigos de desviar-se dos propósitos de Deus. Se o povo não avançasse nas conquistas, se permitisse que os pagãos os influenciassem, e se criasse vínculos com eles... os planos de Deus ficariam seriamente comprometidos; e, os pagãos seriam “armadilhas, ciladas, flagelos e espinhos, que levariam os israelitas a finalmente perderem a Terra Prometida (vs. 13, 15-16)”, declara MacArthur.

A perversão e corrupção possuem fortes poderes corrosivos na sociedade. Os alertas foram essenciais naquele contexto; e, certamente são mais importantes atualmente devido à força das mídias e redes sociais.

O erro atrai. O pecado é interessante. A imoralidade é sedutora. As iscas do diabo são eficazes. Devemos atentar continuamente aos alertas bíblicos para não dar ouvidos às ofertas do diabo.

• Novos líderes precisam atender às orientações dos mais experientes para então advertir aos liderados quanto aos perigos da sociedade corrompida (Josué 23:1-3).

• É preciso ser radical na rejeição de espiritualidades espúrias para apegar-se exclusivamente ao Deus verdadeiro (Josué 23:6-8, 12-13).

• É necessário dedicar-se com zelo a amar ao Deus que ama e provê tudo a Seus filhos. Sem vivência de íntimo amor com Deus haverá decadência da verdadeira religiosidade, que resultará em catastróficas calamidades (Josué 23:9-11, 14-16).

Não é possível envolver-se com cultura pagã sem correr riscos de ser terrivelmente afetado por ela. Deus sabia disso, nós pensamos ilusoriamente que sabemos filtrar o que é certo do errado.

O secularismo, o materialismo e a falsa espiritualidade têm exercido poderosamente sua força para afastar pessoas de Deus.

Precisamos tomar cuidado! O poder da má influência não pode ser subestimado. Deus avisa! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...