sábado, 20 de agosto de 2022

A Tragédia Humana é Oportunidade Para Deus

 A SÓS COM JESUS

20 de agosto

      A Tragédia Humana é Oportunidade Para Deus

    E os Seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? S. João 9:2.

   Jesus e Seus discípulos encontraram um cego em seu caminho. Era um homem condenado a uma vida de escuridão e trevas. Naqueles tempos, o único futuro para um cego era a vida de esmoleiro na rua, dependendo sempre da boa vontade das pessoas para poder viver. Hoje, a ciência evoluiu e nascer cego torna-se mais um desafio do que um problema. Existem advogados, músicos e catedráticos cegos. O sistema de leitura braile revolucionou o mundo escuro dos cegos, permitindo-lhes integrar-se quase que por completo à sociedade e à cultura. Mas nos dias de Jesus, a situação era completamente diferente. Um cego era um homem sem muitas perspectivas futuras, sem muita esperança, nem sonhos, nem planos de vida. Aquele pobre homem estava condenado apenas a sobreviver.

   Enquanto Jesus via um homem sofrendo e enquanto Seu coração era movido pela compaixão, os discípulos, por sua vez, observavam apenas um problema teológico. “Quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” Aqui se retrata pateticamente a diferença de atitude entre Cristo e o ser humano. Enquanto Jesus vê no sofrimento humano uma oportunidade de servir, o homem vê um tópico de discussão e análise. Jesus está preocupado com o ser humano, enquanto o homem está mais preocupado com a filosofia da situação.

   A resposta que Jesus deu aos Seus discípulos tem criado mal-estar a muita gente. “Nem ele pecou, nem seus pais, mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.” Quer dizer que Deus permitiu que uma pobre criança nascesse cega e vivesse condenada a um triste futuro só para ter a oportunidade de demonstrar Seu poder?

   Pensar assim seria atentar contra o caráter justo e misericordioso de Deus. Qual é então a explicação?

A palavra grega hina, que no verso é traduzida como para que, indicando propósito, pode também ser traduzida como a causa de. Existem outros versos, como Lucas 9:45 e Gálatas 5:17, onde isto acontece. Sendo assim, O que Jesus estava dizendo a Seus discípulos era: “Nem este pecou, nem seus pais, mas já que esta situação existe, as obras de Deus se realizarão.” Você entendeu? Deus não é originador de nada ruim neste mundo. Tudo que é mau provém do inimigo de Deus. A dor, o sofrimento e a morte vêm do pai da mentira, mas Deus pode tomar nosso ferimento e transformá-lo em alegria. Aquilo que o diabo acha que poderá ser o fim do homem, Deus pelo Seu poder pode transformar num espetáculo de bênção para o Universo inteiro.

   Façamos deste dia um dia de companheirismo maravilhoso com Jesus, sabendo que só poderemos enxergá-Lo no momento da dificuldade, se aprendermos a conviver com Ele nos tempos de paz.

https://youtu.be/EQo_cnYghMU
MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...