quarta-feira, 15 de abril de 2015

Gálatas 3 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Gálatas 3
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Muitos são ávidos por falsificar dinheiro, outros para falsificar o Evangelho. Como Gálatas esboça o Evangelho autêntico, esforços indescritíveis foram feitos para que muitas pessoas não entenda seu conteúdo.

Gálatas, embora simples, parece de difícil compreensão, devido à complexidade na mente e conceitos pré-formados com ideias equivocadas sobre o dom/presente da salvação.

Além disso, uma fria vivência intelectual do cristianismo dá origem a um sistema religioso apenas pouco melhor que as práticas ritualísticas das religiões orientais que não oferecem salvação real.

1. Quem não pode fazer nada pela sua salvação também não pode fazer nada para aperfeiçoá-la, muito menos é capaz de completá-la. É loucura toda tentativa de ajudar a Deus no processo de salvação! Pois, agindo assim, perde-se tudo, principalmente a salvação (vs. 1-5).

2. Não existe salvação a quem confia na obediência, no esforço próprio ou em formalidades religiosas. É muito fácil deixar de confiar em Cristo para confiar na Lei. Todavia, qualquer confiança que não seja 100% em Cristo está fadada ao fracasso (vs. 6-10).

3. “Fazer alguma coisa por Deus é o oposto de deixá-Lo fazer por nós” – diz Paulo. Cristianismo não é seguir regras, mandamentos; é confiar a salvação totalmente a Deus (vs. 11-12).

4. Somos pecadores, transgressores da Lei divina; ela condena-nos à morte. Somos amaldiçoados por causa de nossos pecados; mas, Cristo se fez maldição por nós morrendo para libertar-nos desta culpa e maldição da Lei. Não que a Lei seja maldita, nós é que estamos sob sua maldição devido a nossa situação sem Cristo (vs. 13-20).

5. A Lei revela nossa rebeldia contra Deus, mostra-nos quão absurdo é crer que formalismos religiosos satisfazem a justiça divina, por fim, visa conduzir-nos a Cristo com segurança. Sendo assim, para quem achegar-se a Cristo, a Lei não tem mais nenhuma utilidade – isso vale para judeus e gentios. Qualquer outra função dada à Lei corromperá suas reais funções (vs. 21-29). A Lei não é contra promessas nem contra a graça divina.

Quem por Cristo for liberto do pecado não viverá nas garras do diabo, escravo da desobediência. O velho eu morre para, então, ressurgir nova vida – ilustrada pelo batismo – livre do pecado.

Quem se torna livre da desobediência, automaticamente obedece a Deus e Sua Lei. “Senhor, liberta-nos completamente!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...