domingo, 26 de abril de 2015

Filipenses 2 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Filipenses 2
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Autoritarismo, orgulho, egoísmo, arrogância resultam na desgraça dos relacionamentos. Unidade e harmonia dependem, indiscutivelmente, da humildade.

Carlos Hilsdorf está correto ao dizer que “a humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes. Sem ela nenhuma conquista tem valor” temos muito que aprender sobre o significado de humildade e como aplicá-la a nossa vida.

Quem almeja alegria e felicidade jamais deve ignorar a fraternidade, que tem base na humildade. Nisto consiste a unidade:

• “Façam-me um favor: concordem um com o outro, amem um ao outro, sejam amigos de verdade”;
• “Não joguem sujo; não bajulem só para conseguir o que desejam”;
• “Ponham o interesse próprio de lado e ajudem os outros em sua jornada”;
• “Não fiquem obcecados em tirar vantagens”;
• “Esqueçam de vocês o suficiente para estender a mão e ajudar”.

Com base neste capítulo, Warren W. Wiersbe diz: “Não há alegria nem paz no orgulho e no egoísmo”. E, então, divide os trinta versículos assim:

1. O exemplo de Cristo (vs. 1-11);
2. O exemplo de Paulo (vs. 12-18);
3. O exemplo de Timóteo (vs. 19-24);
4. O exemplo de Epafrodito (vs. 25-30).

O cristão deve submeter seus pensamentos a Deus a ponto de possuir sentimentos parecidos com aqueles que moldaram as atitudes de Cristo (vs. 1-4). Jesus é nosso exemplo de vida vitoriosa com base na humildade (vs. 5-11); Paulo, Timóteo e Epafridito são pessoas como nós que foram beneficiadas com aplicar na vida o exemplo de Cristo (vs. 12-30).

“Paulo estava disposto a sacrificar-se no serviço da igreja em Filipos, e com afeto elogiou seus colaboradores Timóteo e Epafrodito, também pelo serviço humilde e sacrificial que eles prestaram” (David S. Dockery). Paulo, Timóteo e Epafrodito incentivam-nos, demonstrando que Deus honra aos que se sacrificam e se dedicam ao Seu serviço.

“A humildade de Cristo é a base da humildade cristã, que é a chave da unidade cristã autêntica” Diz Dockery. Na humildade, não no orgulho, está o segredo da unidade; e nisto consiste a verdadeira alegria e felicidade.

O legado deixado a nós por Epafrodito: Cristianismo equilibrado (v. 25); gera cristianismo dedicado (vs. 26-27); que resulta em cristianismo abençoado (vs.28-30).

Deixar Cristo agir para salvar resulta em alegria e prazer a nós e até mesmo a Deus!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...