quarta-feira, 8 de abril de 2015

2 Coríntios 9 Comentários de Michael Campbell

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica  - 2 Coríntios 9
Comentários  de  Michael Campbell

Como parte dos esforços para levantamento de fundos, Paulo agora adverte os crentes de Corinto a estarem prontos para contribuir generosamente com o fundo de ajuda (vs. 1-2). A advertência implícita é que se os escolhidos para a arrecadação dos fundos chegassem e os encontrassem com má vontade para contribuir, tanto eles como Paulo ficariam envergonhados (vs. 3-5).

Nos versículos 6-10 o apóstolo Paulo faz uma analogia ao plantio agrícola. Esta era uma imagem muito familiar à mentalidade judaica. Cada pessoa faz a sua semeadura e Deus torna a colheita possível. No entanto, “aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente” (v. 6, NVI). O apóstolo Paulo lhes desafia a semearem abundantemente, de coração aberto em prol da divulgação da mensagem do evangelho. A partir desta perspectiva, ele diz: “Deus ama quem dá com alegria” (v. 7, NVI).

Temos de investigar nosso coração a respeito da razão pela qual contribuímos financeiramente. Nunca esquecerei um membro da igreja que me disse que queria muito que a sua igreja local crescesse. Embora fosse o primeiro a dizer que desejava que sua igreja dobrasse de tamanho, ele, ao mesmo tempo, recusava apoiar a todos os pedidos por fundos para fazer evangelismo. Ele não tinha motivações puras e amorosas para doar.

Paulo então destaca que aquEle que faz germinar a semente e provê o pão é o mesmo que “fará crescer os frutos da sua justiça” (v. 10, NVI). Esta frutificação resulta em uma nova fonte de riqueza, a riqueza espiritual. Para que através dela os coríntios possam “ser generosos em qualquer ocasião”, resultando “em ação de graças a Deus” e enchendo as orações dos necessitados socorridos de amor pelos doadores (v 14). E conclui: “Graças a Deus por este  dom que palavras não podem descrever!” (v. 15, NTLH).

Michael Campbell


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...