domingo, 12 de abril de 2015

2 Coríntios 13 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- 2 Coríntios 13
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Nesta conclusão Paulo oferece a sobremesa de sua carta inspirada. Observe quantas aplicações:

1. Problemas na igreja devem ser resolvidos; contudo nada deve ser feito sem fundamentação bíblica baseado na paixão humana. Fatos são importantes, testemunhas para comprová-los são essenciais. Imoralidade, escândalos, rebeldia e tolerantes que aprovam erros devem ser disciplinados na igreja (vs. 1-2). Disciplina é útil para promover reavivamento e reforma!

2. Os problemáticos são ávidos para procurar defeito nos servos de Cristo. Enxergam o que não existe; criam erros onde não há. Para acalmar a consciência culpada, tentam provar que os líderes não têm provas de cristianismo puro. Por isso Paulo foi acusado de fraco; porém respondeu que de sua fraqueza busca poder assim como fez Cristo (vs. 3-4). É preciso firmeza para lidar com rebeldes!

3. Geralmente quem deseja examinar outros em busca de erros são hábeis em criticar e condenar; assim escondem pecados graves dos quais não querem arrepender-se. Por isso, Paulo recomenda que antes de procurarem erro nos outros, examine-se a si mesmos (vs. 5-6). Provar que os outros estão errados é fácil, acusadores provar que estão certos é o desafio.

4. O líder religioso deve orar para que os bons executem o bem com qualidade e maestria a fim de influenciar o mal. Se atacar o problema, o mal se rebela nas pessoas e endurece o coração; então, Paulo ora para que os crentes promovam a prática do bem e sejam aperfeiçoados (vs. 7-10). O bem não deve ser omisso no meio do mal, mas promovido!

5. Para exercer influências poderosas na igreja, os verdadeiros crentes devem ser alegres, progredir espiritualmente, encorajar-se mutuamente, buscar unidade de pensamento e resolver dificuldades nos relacionamentos com base na prática do amor e cordialidade (vs. 11-12).

Paulo encerrou sua segunda carta aos coríntios com uma bênção importante (v. 13); observe:

• A graça do Senhor Jesus Cristo é a base da existência da igreja, portanto, não deve faltar entre os membros;

• O amor de Deus deve cobrir e unir cada pessoa e ligá-las ao Salvador;

• A comunhão do Espírito Santo é essencial para que haja união e harmonia entre irmãos em Cristo.

A Trindade deve agir na igreja para vivermos o ideal de Deus para nós! Proclamemos a Trindade!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...