sexta-feira, 17 de abril de 2015

Gálatas 5 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Gálatas 5
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Existem inúmeros sermões moralistas, quando deveriam ser cristocêntricos. Enfatiza-se ética em vez da dependência total e absoluta de Cristo mediante ação do Espírito Santo. Contudo, um padrão elevado de ética, por mais que esforcemo-nos para atingir nível máximo, não garante sequer 0,0000000001% da salvação, nem antes nem depois da “conversão”.

O cristão é declarado justo devido a sua fé em Cristo. A fé que recebe perdão/salvação é passiva, apenas recebe. Porém, a fé que vive a vida cristã é ativa. “Em Cristo, nem nossa religião mais criteriosa nem a indiferença quanto a obrigações religiosas significam alguma coisa. O que importa é algo mais íntimo: A fé expressa em amor” (v. 6).

Paulo encurrala aos que creem na prática da religião como meio de desenvolver salvação: “Quem escolhe viver de acordo com seus planos religiosos tentando ser justo se DESLIGA de Cristo e está FORA da graça” (vs. 4-5). Com nosso melhor, não conseguiremos ser bom o bastante – se é que podemos sê-lo um pouquinho!

No entanto, viver pela fé não significa estar alheio à ética divina; pelo contrário, o poder do Espírito age para pautar nossa vida na Palavra divina. Diferentemente disso, é legalismo, “a religião do mundo que escraviza os homens em sua tentativa de alcançar a justiça através do mérito [...]. O Evangelho é a graça de Deus em operação para libertar os homens dessa escravidão, para uma justiça que é um dom a ser recebido” (B. Hale).

1. A fé resulta na expressão do amor; falta de amor revela falta de fé (vs. 1-15);

2. Imoralidades sexuais, impurezas, ações indecentes, idolatrias, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambições egoístas, desuniões, invejas, bebedeiras, farras... Qualquer uma destas coisas caracteriza quem não é regido pelo Espírito Santo (vs. 16-21);

3. Quem está crucificado com Cristo e liberto da escravidão do pecado, anda continuamente no Espírito Santo. Desta forma, quem anda em novidade de vida resultante do poder do evangelho, produz o miraculoso fruto do Espírito com todos os seus nove gomos, em cada estação da vida (vs. 22-26). Estes entrarão no Céu!

Você é guiado pelo Espírito? Paulo declara: “São dois modos de vida opostos: não dá para viver com os dois”.

É questão é séria! Faça a escolha certa!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...