domingo, 5 de abril de 2015

2 Coríntios 6 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  
 Leitura Bíblica- 2 Coríntios 6

Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Obviamente, Cristo deve ser o fator dominante na vida cristã. Sinceramente, quem se deixa dominar pelo mundanismo, secularismo e vontade própria, dificilmente pode ser chamado de cristão verdadeiro.

1. O capítulo começa com apelo: “Não desperdicem nem um pouco de tempo a maravilhosa vida que Deus concedeu a vocês” (AM). Paulo se dirige a cristãos e mostra a importância de convocar crentes a aceitarem a Cristo novamente como Salvador (vs. 1-2).

2. A despeito do sofrimento, desprezo e trabalho árduo Paulo era fiel a Deus e Deus revelava-Lhe Seu poder; assim, em meio a tantos desafios gigantescos ele era bênção aos outros. Esse é um desafio aos crentes de Corinto e de hoje a valorizarem mais aos líderes espirituais e a deixarem uma vida pequena de reclamações e dúvidas, pois frustram a obra de Deus (vs. 3-13).

Após estes dois pontos importantes, são levantadas cinco perguntas que nos levam à reflexão profunda, ligadas a seguinte ordem: “Não se ponham em jugo desigual com descrentes” (NVI):

1. O que tem em comum a justiça e a maldade?
2. Que comunhão pode ter a luz com as trevas?
3. Que harmonia entre Cristo e Belial/diabo?
4. Que há de comum entre o crente e o descrente?
5. Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos?

O jugo desigual deturpa a espiritualidade dos crentes e resulta em secularização/mundanização da igreja cristã. Os cristãos deves estar no mundo para influenciar, não para ser influenciados; portanto, devem ser missionários entre pagãos mas, qualquer laço que os levem a enfraquecer espiritualmente deve ser restringido.

Há três ordens enfáticas na sequência expositiva de Paulo: “Saiam do meio deles [incrédulos]”, “separem-se”, “não toquem em coisas impuras” – Deus diz; e então, acrescenta: “E eu os receberei”, e, “lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e filhas” (NVI). Deus faz duas promessas após três fortes ordens para os crentes afastarem-se dos descrentes. Qual a razão disso?

Nosso corpo vivo é santuário do Deus vivo onde Ele quer habitar, portanto, nada impuro deve contaminá-lo. Nada que prejudique nossa mente como novelas, filmes, jogos eletrônicos, músicas diabólicas, pornografia, piadas sujas, palavrões e amigos de péssima influência.

“Não se associem com aqueles que irão mergulhá-los na sujeira!” (AM)

“Reaviva-nos, Senhor!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...