segunda-feira, 7 de abril de 2014

RPSP- Isaías 42

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Isaías 42

Comentários de:  Ron E M Clouzet

Este capítulo contém a primeira das quatro Canções do Servo escritas por Isaías (42:1-9; 49:1-13; 50:4-11; 52:13-53:12). Duas coisas, para mim, se destacam nesta canção: a natureza do Messias e o que eu chamo de “a assinatura de Deus”. Este último ponto comentarei em outro capítulo.

Os primeiros quatro versos de Isaías 42 são citados por Mateus (Mt 12:18-21), e ele especificamente os aplica a Jesus Cristo. Neste capítulo Isaías começa a nos dar um quadro mais completo do Messias e de Sua missão no mundo. O Messias é o Servo de Deus, em quem Deus se deleita de todo o Seu coração (v. 1). Vemos também que o Messias iria receber a plenitude do Espírito de Deus, algo que foi destacado tanto na concepção de Cristo quanto em Seu batismo (Lucas 1:35, 3:16 ).

Cristo, o Messias, iria trazer justiça para as nações, isto é, para o mundo inteiro (v. 1, 4), e não apenas aos judeus. As “ilhas” (NVI) ou “terras do mar” (ARA) do verso 4 é uma expressão comum no Antigo Testamento, para fazer referência a todos os países ao longo da costa do Mediterrâneo: Ásia, Norte da África e países europeus – todos eles países pagãos, exceto Israel.

Mas o que mais me toca nesses versos é a descrição do Messias como uma pessoa. Em vez de assemelhar-se a um forte líder de guerra, que ameaça e infunde medo, Jesus seria alguém de espírito manso que não levantaria a voz. Em vez de ser uma figura terrível em sua jornada de destruição, o Senhor Jesus seria bondoso para com os fracos (“Não quebrará o caniço rachado”, v. 3a NVI), e daria atenção ao abatido e deprimido (“não apagará o pavio fumegante” v. 3b NVI). E ele não vai desistir de nós!  ”não mostrará fraqueza … até que estabeleça a justiça na terra. V. 4 NVI). Que maravilhoso Salvador!

Quando se trata de nosso inimigos – Seus inimigos – o Messias “sairá como um homem poderoso, um guerreiro … com forte brado e grito de guerra triunfará” ( v.13 NVI) contra o diabo e aqueles que o seguem. Portanto Jesus é gentil e delicado para conosco e ao mesmo tempo assustador para aqueles que querem nos destruir.

É em Jesus que devemos fixar nossos olhos todos os dias. Ele se compadece de nossas fraquezas e nos liberta de nossas angústias.  Ele mesmo é o Libertador de todos os nossos problemas. Ele vai fazer isso por você e para a glória do Seu nome (v. 8).

E Ron M Clouzet
Professor do Seminário da Universidade Andrews – EUA

http://www.palavraeficaz.com/                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...