quinta-feira, 10 de abril de 2014

As ações de Deus -Isaías 45


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaías 45
As ações de Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Medite hoje e inspire-se lendo Isaías 45. Ciro, um pagão, é ungido de Deus? Como assim? No final de Isaías 44 Deus faz uma profecia por meio de Isaías decretando a restauração do Seu povo por intermédio de Ciro, da Pérsia. Como de fato aconteceu. Entretanto, o que intriga é que um rei pagão foi identificado por Deus como “meu pastor”, aquele que “cumprirá tudo o que me apraz”. Além disso, no capítulo 45, Deus lhe promete domínio irresistível e o chama de “meu ungido”, um título messiânico. Como entender isso? Para elucidar, recorri a um livro que terminei de ler há pouco tempo, de Jacques B. Doukhan, PhD, onde diz: “A tradição bíblica considera que o Messias é uma pessoa diferente com uma missão divina de salvar ao povo de Deus. A palavra hebraica mashiah (messias) é uma forma passiva do verbo mashah, (ungir). Mashiah (Messias) designa ao indivíduo ungido... Os sacerdotes, os profetas e inclusive os reis eram ungidos para transformar-se em messias. A história de Israel registra vários messias. A Escritura menciona a Aarão como messias (Êxodo 28:41; Levíticos 16:32), igualmente ao profeta Isaías (Isaías 6:1), a Saul (2 Samuel 1:14), Davi (1 Samuel 16:6, 13) e inclusive a um príncipe estrangeiro, Ciro (Isaías 45:1). Assim a esperança de Israel se mantinha de messias em messias”. Jesus é o Messias dos messias.

As ações e promessas de Deus ultrapassam a lógica e a compreensão humana, porém elas visam manter acesa a chama da esperança em nosso coração. Leia Isaías 45 e creia que certamente Deus restaurará ao Seu povo, para Ele tudo é possível, inclusive enviar Seu Filho para nos salvar. Como de fato aconteceu! Nem tudo entendemos, e, não é por isso que devemos criticar, condenar e rejeitar a Deus - ainda que muitos fazem. O que Deus faz gera críticas, por isso Ele diz aos críticos de plantão:

“Ai daquele que contende com seu Criador, e não passa de um caco de barro entre os cacos... Quereis saber das coisas futuras? Quereis demandar acerca de meus filhos, e acerca das obras de minhas mãos?... Eu fiz a terra, e criei nela o homem... Eu despertei Ciro na minha retidão: Endireitarei todos os seus caminhos” (vs. 9, 11, 12-13).

• Nossa resposta a um Deus que é sábio, reto e poderoso deve ser: “Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, ... o Salvador” (v. 15).
• Então Deus convida a estes e também aos críticos: “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; pois Eu sou Deus e não há outro” (v. 22). Como lhe responderás?

Ao estudar Isaías 45 percebi que seus 25 versos são essencialmente teológicos. Eles destacam que:

1. Deus é o poderoso Criador (vs. 7, 9-12);
2. Deus é o único que salva (vs. 17, 21);
3. Deus é exclusivo ao revelar o futuro (vs, 1, 21);
4. Deus é incomparavelmente santo (v. 11);
5. Deus é o único verdadeiro Deus (vs. 1-7, 14-25).

Esse Deus é real, Ele realmente ama aos Seus filhos, aprecia Suas criaturas e preza pelo bem delas. Temos, por causa do pecado que nos separa dEle, a necessidade de Sua oferta de Salvação, uma das ênfases teológicas do capítulo. 

A você, que sente Deus de convidando a olhar para Ele a fim de que sejas salvo, ore comigo: "Senhor Deus, Criador dos Céus e da Terra, e meu Criador, Te agradeço porque decidiste ser o Meu Salvador. Quero ser justificado por Ti e glorificado em Ti conforme prometes no último verso de Isaías 45. Quero ser Teu inteiramente a fim de que operes em minha vida eternamente. Anseio por Ti todos os dias e almejo testemunhar de Tua grandiosidade a todas as pessoas com quem tiver contato. Em Teu santo nome, eu oro. Amém!"

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...