quinta-feira, 3 de abril de 2014

RPSP- - Isaías 38


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Isaías 38
Comentários de:  Melodious Echo Mason

Depois de vermos no capítulo 37 Deus efetuar tão grande vitória a favor de Jerusalém, ficamos surpresos com a informação de que “naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte” (Isaías 38:1, NVI). A Bíblia não revela quando Ezequias ficou doente. Talvez ele tivesse adoecido antes mesmo da Assíria ter cercado Jerusalém. No entanto, é interessante notar que o rei Ezequias recebeu ordem do Senhor para colocar sua casa em ordem. Isto implica em que, embora ele possa ter servido a Deus com “devocão sincera” (v. 3, NVI), algo em sua casa ou reino precisava ser acertado antes dele morrer.

Em resposta a essa notícia Ezequias se volta para Deus, pedindo misericórdia, com choro e humildade. É incrível ver nesta passagem como Senhor está disposto a alterar o curso dos acontecimentos em resposta a nossas orações. Quando Deus vê verdadeira humildade de coração e um novo curso de ação, Ele se dispõe a alterar o veredito ou mesmo cancelar a sentença.

Ezequias se humilha e Deus lhe responde, dando-lhe 15 anos adicionais de vida. Não só isso, Ele faz o sol voltar dez graus como sinal de que prolongaria a vida do Rei Ezequias e também livraria Jerusalém da Assíria. Isso nos leva a pensar que talvez esta doença tenha ocorrido no mesmo período em que o reino de Judá estava sendo invadido pelos Assírios.

Em resposta à misericórdia de Deus, Ezequias canta uma canção de louvor, uma canção que nos ensina muito sobre a condição da humanidade. É também uma canção que todos aqueles a quem Deus resgatou podem cantar hoje: “Meus dias estavam contados, mas você recuperou a minha saúde e me fez viver . Eu estava em grande amargura, mas você amou a minha alma e me livrou da cova. Você lançou os meus pecados para longe; por isso eu te louvo. Aqueles que morrem não pode louvá-lo. São os vivos que lhe louvam, querido Deus. Muito obrigado por me permitir permanecer mais tempo entre os vivos” (Minha paráfrase dos versículos 10, 16-19).

As lições que podemos extrair deste capítulo são bastante significativas. Vivemos em um mundo onde o Grande Conflito é iminente e todos somos feridos nessa batalha entre o bem e o mal. Contudo, Deus não nos abandonou e está disposto a atender a nossas súplicas. 2 Crônicas 7:14 nos encoraja : “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (NVI).

Alguns de nós precisamos de cura física, mas todos precisamos de cura espiritual. Não percamos tempo, nos humilhemos, oremos e coloquemos em ordem a nossa casa. Oremos pessoalmente e como igreja para que Deus estenda os nossos dias, conceda-nos mais tempo para louvar o Seu nome e levar a Sua verdade a outros. Ele certamente atenderá a nossa oração, pois está voltando e não quer ver ninguém perdido.

Melodious Echo Mason
EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...