sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ídolos X Deus -Isaías 46


Lições de Vida
Ídolos X Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Leia Isaías 46:1-13 e descubra:

1. Por que idolatria é pecado? Simples, pois aqueles que adoram aos ídolos acabam adorando a si mesmos e as obras das próprias mãos.

2. E, o que faz disso tão ofensivo? Tal adoração é egoísta, promove o “eu” e elimina o verdadeiro Deus.

A vaidade é um tipo terrível de perversidade moral e religiosa. Pessoas trocam o verdadeiro Deus por um falso, devido a que ao conhecer o verdadeiro Deus se sentem esmagadas por Sua santidade. É verdade que ninguém gosta de ser julgado por sua pecaminosidade, porém, o deus que não julga também não salva ninguém. 

Pessoas iludidas compram brinquedos religiosos para adorar de verdade. Imagens de esculturas que precisam ser carregadas no colo ou por animais por serem incapazes de mover-se por si mesmas não podem operar nada na vida de ninguém. Por outro lado, o Deus onipotente não só pode fazer o que quiser, quando e onde quiser, mas prediz o futuro, controla a história e protege toda uma nação desde o nascimento à velhice (vs. 1-4). 

Deus chama a atenção dos rebeldes, transgressores. Deus os desafia a agirem como seres racionais, inteligentes (vs. 5-11). Deus apela aos que não querem crer – incrédulos, injustos, pagãos e duros de coração (v. 12); pois não quer que ninguém se perca, mas que todos aceitem a Sua oferta de salvação (v. 13).

As imagens esculpidas não protegem e nem sustentam a si mesmas, como fará alguma coisa em prol de alguém? Essa é a mensagem que o Espírito Santo deseja que alcance o teu coração ao inspirar o profeta Isaías a escrever as palavras do capítulo 46 de seu livro. O Deus padroeiro de Babilônia, o maior império; juntamente com seu filho Nebo, padroeira da cultura e do saber, nada faz, nada pode além de cansar os pobres animais ao serem transportados para serem adorados. E hoje, há tantos santos para o ano inteiro que, ao ultrapassar o número de santos em relação ao número de dias do ano (365 ou 366), inclui-se no calendário o dia de todos os santos (2 de novembro). Cada nação mergulhada na cultura católica tem uma padroeira, no Brasil é a “Nossa Senhora Aparecida” que por muitos é confundida com a “virgem Maria” embora a imagem de uma seja negra e da outra branca. Isso revela a ignorância religiosa embora o povo esteja cada vez menos analfabeto e mais culto – mas não em relação à religião. Por isso, a imoralidade, perversidade, a iniquidade, o desrespeito, a falta de amor, o orgulho, o assassinato, as drogas, a pornografia, o homossexualismo, o adultério, a pedofilia, e tantos outros pecados aumenta. É preciso atentar para o alerta divino, seguir o que diz a Bíblia. Estude Isaías 46!

Destaca-se de Isaías 46 as seguintes verdades sobre a diferença entre o Deus verdadeiro e os falsos:

1. O Deus da Bíblia é onipotente; os outros, todos impotentes;

2. O Deus da Bíblia sustenta Seus seguidores; os outros precisam ser transportados por seus seguidores;

3. O Deus da Bíblia cuida e protege; os outros precisam de cuidado e proteção;

4. O Deus da Bíblia conhece o passado, presente e futuro; os outros, não sabem nada;

5. O Deus da Bíblia faz o impossível; os outros, nem o que é possível.
Contudo, por que as pessoas preferem imagens de esculturas, ídolos? Simplesmente porque não querem mudar de vida e de conduta devido a sua rebeldia e dureza de coração... Prezado leitor, não gaste teus recursos em imagens de escultura que não trazem solução (v. 6). Deus está a tua disposição, deixe-O tomar conta de tua vida em toda situação, aceite a Sua salvação! Onde encontrar maior satisfação? Por que não parar tudo agora e orar ao Deus que pode tudo e quer operar em tua vida? 

“Senhor Deus, Criador e Redentor; a maioria das vezes não quero que minha pecaminosidade e perversidade sejam confrontadas com Tua santidade, por isso, muitas vezes afasto-me de Ti. Entretanto, estudando Isaías 46 percebi que isso é tolice. E, arrependo-me de ter-me afastado de Ti. Aceita-me novamente, por Tua graça e concede-me mais uma vez a oportunidade de ser salvo. Em nome de Jesus, amém!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...