domingo, 6 de abril de 2014

Em Deus há segurança- Isaias 41:10


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaias 41
Em Deus há segurança
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Você quer conhecer o futuro? É preciso saber a fórmula segura! Abra a tua Bíblia em Isaías 41 e tire preciosas lições para tua vida. Veja ali que Deus dá o dom de profecia por amor ao pecador, quem o recebe tem a capacidade e a autoridade de dizer o que Deus revela. Então,

1. Qual o propósito do dom de profecia? Provar a inspiração divina do profeta (vs. 21-23).
2. Qual é o alcance da profecia? O Messias, os judeus e os gentios.
3. Qual é a utilidade do dom de profecia no mundo? Revelar o plano de Deus, instruir mentes humanas para advertir e consolar o coração daqueles que têm fé.

Em contraste com o Deus verdadeiro estão os ídolos, imagens de deuses falsos. Com medo do presente e do futuro as pessoas confeccionam ídolos às pressas para salvá-las. A insignificante imagem precisa ser pregada com pregos num pedestal a fim de que não caia (vs. 5-7). O que as imagens fazem em prol daqueles que as inventaram? Na verdade, dá trabalho e uma falsa segurança; pois ao invés de proteger quem a fez, seu dono terá de protegê-las. É melhor deixar os ídolos de lado e confiar no Deus Todo-poderoso!

Há segurança quando você conhece o futuro. Há esperança quando você sabe que em meio às duras realidades do presente há um Deus atuante. Das características distintivas entre um deus falso e o Deus da Bíblia é o conhecimento infalível do futuro. Além disso, os ídolos não cuidam de ninguém com carinho como o verdadeiro Deus. Leia Isaías 41. As profecias divinas visam orientar e confortar àqueles que a ouvem. Para quem conhece e confia em Deus há segurança; após falar do rei persa, cerca de dois séculos antes de seu nascimento, o qual seria vitorioso (vs. 1-9), Deus apela:

1. Não temas, pois estou contigo;
2. Não te assombres, pois Eu Sou Teu Deus;
3. Eu te fortalecerei;
4. Eu te ajudarei;
5. Eu te sustentarei com a destra da minha justiça (v. 10).

O profeta Isaías garante ao povo que Deus os livrará e como o fará. Deus é Deus dos deuses. Os deuses não são nada diante do Deus vivo. Deus ama, cuida, protege, restaura, liberta e guia ao Seu povo. Ela não despreza, ignora ou odeia àqueles que confiam nEle. Deus existe, ainda que a tua fé nEle vacile. Deus ama, apesar de tua indiferença para com Ele. Deus promete, embora não creias o suficiente em Suas palavras. Então Ele te apela com amor. Como irás responder ao Senhor?

Você gosta de ser desafiado? Você sabia que Deus gosta de desafiar? Leia Isaías 41 com atenção, oração e reflexão. Nesse texto Deus desafia às religiões a apresentar ídolos capazes de prever com detalhes as coisas que hão de acontecer, ou mesmo explicar o que já aconteceu. Então, o próprio Deus afirma que tais imagens (ídolos) não passam de “menos do que nada” e suas obras também são “menos do que nada”; abominação é quem escolhe tais imagens para se protegerem (vs. 21-24). Enquanto as imagens de esculturas são ilusões e indignas de confiança, o Deus vivo é presente, atuante, amoroso, bondoso, compassivo e redentor dos pecadores. Ele conhece o futuro tão bem quanto pode explicar o passado. Ele conhece a insignificância dos deuses falsos (vs.28-29) e os revela desafiando aos humanos a crerem nEle. Será que confiamos o suficiente em Deus? 

Reflita e depois ore: “Senhor, sou inseguro, ansioso, medroso, desesperado, preocupado, estressado, depressivo, etc. pois minha confiança em Ti é vacilante. Te agradeço por Teu apelo em Isaías 41:10. Quero aprender a não temer, pois Tu estás comigo; quero não ficar ansioso, preocupado ou assombrado pois Tu és o meu Deus. Preciso que me fortaleças, e me ajudes e me sustente com a Tua destra fiel. Eu oro em nome de Jesus, meu eterno Salvador. Amém!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...