sábado, 5 de abril de 2014

Espere no Senhor-Isaías 40


Lições de Vida
 Leia na Bíblia- Isaías 40
Espere no Senhor e revigore suas forças
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Quem é Deus? Como Ele é? Veja verdades extraídas Isaías 40:

1. Deus se revela contrastando-Se com a imensidão do Universo: Os oceanos são pequenos o suficiente para serem medidos com a concha de sua mão; Ele mede o espaço sideral a palmos, pesa a Terra e seus montes com balança, apresenta o Céu como cortina e as incontáveis estrelas são todas conhecidas e nomeadas por Ele (vs. 12, 22, 26).

2. Deus se revela comparando-se com a sociedade: Aos Seus olhos, nações são como pingo de água; nem todos os cedros do Líbano dão um sacrifício digno dEle; todas as nações do mundo são como nada diante dEle considerando-as menos do que nada; os poderosos líderes e imperadores mundiais são insignificantes perante Seu poder (vs. 15-17, 23-25).

3. Deus se faz conhecer contrastando-se com as grandes religiões: Não há deus que se assemelhe a Ele. Ele é incomparável, e a idolatria é vã, sem sentido; Ele é o Criador e sustentador de tudo; Ele é Senhor de tudo, até da madeira e da pedra de onde são tiradas as imagens de esculturas (vs. 18-22).
4. Deus contrasta a Si mesmo com grandes filosofias: Deus diz ser a fonte da sabedoria. Ninguém surpreende a Deus, vem dEle o verdadeiro conhecimento e entendimento dos sábios (vs. 13-14).

Quem eu sou? Quem você é? Qual é tua postura diante dos problemas, preocupações e inquietações da vida? Como você responde às dificuldades, sofrimentos e adversidades que te assolam? A visão que tenho de Deus ajudará a determinar minha postura diante dEle e das circunstâncias adversas da vida. Após revelar Sua onipotência e onisciência (Isaías 40:1-26), Deus indaga a falta de confiança que temos nEle: “Por que dizes [...]: O meu caminho está encoberto ao Senhor e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da Terra, nem se cansa e nem se fatiga? É inescrutável o Seu entendimento (vs. 27-28). Então o profeta Isaías conclui: Deus “dá forças ao cansado, multiplica o poder ao que não tem nenhum vigor. Até os jovens se cansam e se fatigam, e os jovens tropeçam a caem, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão” (vs. 29-31). A ênfase está em Deus, não no homem; confie nEle se quiser vencer. Não somos nada sem Deus! DEle vem o verdadeiro reavivamento.

Se você quer conhecer a Deus, o verdadeiro Deus, veja um dos capítulos mais extraordinários da Bíblia falando sobre quem Ele é. Leia com atenção Isaías 40. Ali o profeta, cerca de 2700 anos atrás, eloquentemente proclamou a grandiosidade gloriosa de Deus, o único verdadeiro Deus e digno de ser Deus, o primeiro em nossa vida. Em Seu livro profético, Isaías inspirado pelo Espírito Santo, enfatizou a soberania e supremacia de Deus em relação à criação (vs. 12, 27), à ciência (vs. 13-14), às nações (vs. 21-22) e aos príncipes (vs. 23-24). Esse Deus incomparável, onisciente e onipotente é infatigável e ilimitado. Se você está cansado, Ele tem poder de te fortalecer. Se você está esgotado, exausto, Ele multiplica as tuas forças e te revigora. Por isso,

1. Devemos aprender a esperar única e exclusivamente em Deus;
2. Devemos aprender a viver com foco em Deus, não nos problemas;
3. Devemos aprender a confiar que Ele sabe o que é melhor para nós.

Ore: “Senhor, muitas vezes minha atitude revela aos outros e até a mim mesmo o quanto desconheço sobre Tua capacidade de operar em minha vida. Entretanto, nesta revelação poderosa e inspiradora do capítulo 40 do livro de Isaías me fez repensar meus conceitos sobre Ti. Antes de mais nada, Te peço que me ajudes a assimilar à minha vida tudo aquilo que o Senhor revelou ali neste esplendoroso capítulo e então terei a postura correta diante da vida. Amém!”

Imagens do Google
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...