segunda-feira, 21 de abril de 2014

Comprometa-se com Deus- Isaías 56

Lições de Vida

Leia na Bíblia- Isaías 55
Comprometa-se com Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Vamos estudar a Bíblia? Vamos alimentar nossa alma? Leia a mensagem de Isaías 56. Comentando os versos 1 a 8 David S. Dockery diz: “Antecipando-se à era vindoura de salvação divina, seu povo devia promover a justiça [...]. 

Sem exceção, todos os que demonstrassem lealdade a Deus, guardando seus mandamentos, provariam suas bênçãos e desfrutariam acesso a sua presença...”. Como Deus não faz acepção de pessoas, os eunucos (indivíduos emasculados) poderiam ter esperança nas promessas e bênçãos divinas. 

“Estes estrangeiros são caracterizados” – explica S. J. Schwantes, “pelo fato de abraçarem a aliança que unia Deus a Seu povo. O termo ‘aliança’ neste contexto é praticamente sinônimo da ‘verdadeira religião’. 

Etimologicamente falando, religião é aquilo que liga, ou religa, o homem a Deus”. Enfim, religião verdadeira é relacionamento com o Deus verdadeiro. A casa do Senhor (o Templo), deveria estar aberta a todos; e, a aliança de compromisso com Deus (o sábado), não é exclusividade israelita. As bênçãos divinas aos israelitas deveriam espalhar-se por todo o mundo, segundo os planos de Deus: “Ainda ajuntarei outros aos que já se ajuntaram” (v. 08). Ajunte-se ao povo de Deus!

Podemos aprender sobre comprometimento com Deus meditando nas palavras inspiradas do profeta Isaías, no capítulo 56 de seu livro. Eu não sou judeu etnicamente falando, mas posso ser tão abençoado quanto os judeus. As bênçãos do sábado e da aliança com Deus não são exclusivas aos judeus, eu também posso beneficiar-me com precisas bênçãos dos Céus ao aceitar e guarda do sábado do Senhor Deus, o Criador. 

Há líderes religiosos atualmente tão irresponsáveis quanto aos atalaias, guias espirituais do antigo povo de Deus. Assim, há líderes espirituais atuais que são guias cegos, ambiciosos, glutões e falsos que não ensinam a verdade do verdadeiro Deus às pessoas (vs. 9-12). Entretanto, você precisa saber o que eu aprendi estudando Isaías 56 para não perder as bênçãos que os falsos pastores, comparados a cães gordos e preguiçosos, sem discernimento espiritual, ignoram... 

Comprometa-se com Deus, use a aliança de compromisso que Ele te oferece e serás ricamente abençoado. Pois, pouco antes de voltar do exílio, interessados na fé judaica revelaram desejo de seguir ao Deus verdadeiro; isso também acontecerá antes da libertação deste mundo, antes da volta de Jesus. Da mesma forma que a guarda do sábado caracterizou os prosélitos que amavam ao Senhor, será o sinal de aliança e compromisso quando a obrigação da guarda do domingo estiver em voga no tempo do fim.

Após refletir em cada um dos doze versos de Isaías 56 interessei-me pelo final do capítulo. Nos versos 9 a 12, o profeta Isaías usa três figuras para ilustrar líderes espirituais do povo escolhido (Israel): Atalaias cegos, cães gulosos e preguiçosos e, pastores irresponsáveis. 

Os responsáveis para alertar, indicar os sinais e guiar pessoas ao plano divino eram displicentes, irreverentes e irresponsáveis; por isso, foi preciso o próprio Deus entrar em cena, permitir que Seu povo fosse ao exílio, libertá-lo e impressionar aos estrangeiros. Assim, as aplicações gerais para a vida atual são:

1. Antes que dar atenção a líderes cegos, é preciso praticar a justiça, viver piedosamente, observar o sábado e afastar-se do pecado pois a salvação está prestes e ser revelada (vs. 1-2, 9-12);

2. Ninguém, estrangeiro ou mutilado, está excluído das bênçãos divinas; as bênçãos do sábado nunca foram exclusivas aos judeus (vs. 3-8).

Que Deus te abençoe ricamente ao relacionar-te com Ele. Vamos orar? “Pai querido, Te louvo por Teu plano de Salvação, o qual se aproxima de sua conclusão. Agradeço porque mesmo que Teu antigo povo não cumpriu com a missão de pregar as Tuas bênçãos a todo o mundo, elas me alcançaram aqui onde estou, mesmo eu não sendo judeu. Toma conta do meu coração, tome as rédeas de minha vida. Assumo um compromisso conTigo. Não me deixe sem as graças do sábado, pois serei sempre fiel a Ti. Em nome de Jesus, amém!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...