sábado, 20 de dezembro de 2014

Lucas 5 Comentários de Douglas Jacobs

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Lucas 5
Comentários  de  Douglas Jacobs

Jesus atraiu multidões tão grandes que Ele teve que usar o barco de pesca de Simão (v. 3) como uma plataforma para pregar para a multidão reunida ao longo da margem do lago da Galileia.

Os milagres de Jesus maravilhavam a todos. Mas todos também “ficavam maravilhados com o Seu ensino, porque falava com autoridade.” (Lucas 4:32 NVI). O que fazia a palavra de Jesus ser tão surpreendente e cheia de autoridade?

Jesus, a Palavra viva, apresentava verdades sobre Deus que eram boas notícias para Seus ouvintes. Olhe para a verdade do Evangelho em cada uma das quatro histórias encontradas em Lucas 5: o chamado de Simão, Tiago e João, a cura de um leproso, a cura de um paralítico e o chamado de Levi Mateus.

Aqui estão duas maneiras para você encontrar a verdade centradas em Deus das Boas Novas em qualquer passagem da Bíblia:

1. Veja de onde vem o poder. O poder em cada passagem da Bíblia é sempre um ato de Deus, nunca uma ação do homem. Quando você descobrir o poder em um texto, encontrará a verdade sobre Deus que o autor pretendia ensinar.

2. Encontre a motivação. As ações dos personagens bíblicos são muitas vezes motivadas por uma verdade centrada em Deus. Encontre a sua motivação e muitas vezes você vai encontrar a verdade do Evangelho sendo ensinado através desta história.

A história da cura de um leproso por Jesus em Lucas 5:12-16 é um bom lugar para começar a procurar o poder de Deus e a motivação do personagem. O leproso revelou sua motivação para vir a Jesus quando ele “rogou-Lhe: ‘Se quiseres, podes purificar-me” (Lucas 5:12). O leproso acreditava na verdade de que Jesus tinha o poder de curar sua lepra. À sua única pergunta: “Queres me curar?”, Jesus respondeu: “Quero. Seja purificado!” “E imediatamente a lepra o deixou” (Lc 5:13). Embora Jesus tenha advertido o leproso curado a não contar a ninguém, tão poderosa era a verdade centrada em Deus: “Jesus pode curar a lepra”, que, “multidões vinham para ouvi-Lo e para serem curadas de suas doenças” (Lucas 5:15 NVI).

Ainda hoje é uma boa notícia que Jesus tenha o poder e o desejo de fazer-nos limpos tanto física como espiritualmente! Venha a Jesus hoje e ore: “Senhor, se quiseres podes tornar-me limpo.”

Procure em cada uma das outras histórias de Lucas 5 para a ideia da verdade centrada em Deus das Boas Novas contida em cada uma delas e, então, pergunte-se como esta verdade pode transformar sua vida. Ao você descobrir o poder de Deus e encontrar a motivação dos personagens das histórias de Lucas 5, você verá porque galileus ansiosamente ouviam as palavras de Jesus, e encontrará o alimento espiritual e cura para seus problemas.

Douglas Jacobs, D.Min.


http://www.palavraeficaz.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...