quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Lucas 3- Comentários de Douglas Jacobs

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica  - Lucas 3
Comentários  de  Douglas Jacobs

João e Jesus começaram seu trabalho aos 30 anos de vida (Lucas 3:23), embora João tenha começado um pouco antes, pois era uns 6 meses mais velho que Jesus. O que estavam fazendo até esta idade? João viveu no deserto (Lucas 1:80) e Jesus trabalhava como carpinteiro em Nazaré (ver Marcos 6:3). Mas o tempo de espera não foi tempo desperdiçado. João “crescia e se fortalecia em espírito;”(Lucas 1:80 NVI). Jesus também “crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele”.(Lucas 2:40 NVI). Ele “ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lucas 2:52 NVI).

Que grande obra Deus estará preparando para você durante os tempos de espera de sua vida? Quando sua vida parece estar em estado de espera, peça a Deus para ajudá-lo a ser forte no Espírito e ser cheio de sabedoria. Ore para que você cresça em sabedoria e em graça diante de Deus e dos homens.

João esperou no deserto, até que lhe “veio a palavra do Senhor” (Lucas 3: 2 NVI). Era 27 d.C., “no décimo quinto ano do reinado de Tibério César” (Lucas 3: 1 NVI), no mesmo ano em que o anjo Gabriel havia dito a Daniel que o Messias apareceria (ver Daniel 9:24-27). João pregou, “um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados” (Lc 3:3 NVI), que veio direto de Isaías 40:3-5: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele.’ … ” (Lucas 3:4-6 NVI).

Você já aceitou a Boa Nova de que Jesus quer perdoar os seus pecados? Se não, por favor, aceite hoje o apelo de João para se arrepender e receber o perdão. O arrependimento significa sentir genuína tristeza por seus pecados e um desejo de “frutos que mostrem o arrependimento” (Lc 3:8 NVI), um desejo de viver como Jesus. Leia nos versos 10-14 a resposta de João à pergunta de seus ouvintes: “o que devemos fazer, então?”. Você vai seguir o conselho de João?

Um dia em que através de João “o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi.” (Lucas 3:21 NVI). Somente Lucas registra que Jesus se juntou humildemente aos outros em resposta ao chamado de João. Se você ainda não foi batizado, siga o exemplo do seu Salvador e seja batizado.

Jesus, que teve Seu nascimento anunciado por anjos, teve Seu batismo reconhecido pelo Pai e pelo Espírito Santo: “e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado’ “(Lucas 3:22 NVI). Como fizeram na Criação, a Trindade Se uniu para nos salvar.

O poder da Trindade está disponível para você hoje, em resposta à sua oração, exatamente do mesmo modo que esteve para Jesus naquele dia, às margens do rio Jordão.

Douglas Jacobs
Professor de Ministério e Homilética
Universidade Adventista do Sul, EUA

http://www.palavraeficaz.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...