quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Lições da Vida de Jesus-Marcos 12

Lições da Vida de Jesus
Leitura Bíblica-Marcos  12

Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Conhecer, estudar, aprofundar e principalmente aplicar à vida os ensinamentos de Cristo resultam em crescimento espiritual incomparável; para isso, precisa-se abdicar de todo orgulho, arrogância, pré-conceito. E, então, humildemente, render-se à suprema espiritualidade.

Nossa visão crítica é imperfeita. Olhar a religião verdadeira com olhos críticos nos levará a desprezá-la por confiar na falsa religião. É assim que aconteceu aos críticos de Cristo e, será que não acontece o mesmo neste tempo pós-moderno? Será que não desprezamos a verdade por crer na falsidade?

1. Jesus faz uso dos recursos didáticos, pedagógicos e retóricos do Céu para auxiliar aos religiosos iludidos em seus emaranhados teológicos (vs. 1-11), ainda assim, eles, “percebendo que o recado era para eles, [...] quiseram prendê-lo na hora, mas, como estavam receosos da opinião pública, acharam melhor recuar. Por isso, saíram dali tão rápido quanto puderam” (v. 12). Orgulhosos não suportam os ensinamentos de Cristo.

2. Os orgulhosos religiosos, ao não se renderem a Jesus, tentaram incriminá-Lo com um assunto político; a resposta sábia de Jesus deixou os enviados fariseus e partidários de Herodes de “boca aberta, sem saber o que responder” (vs. 13-17). Tem gente que não paga imposto e nem dá a Deus o que é dEle. A que reino tal pessoa pertence, a não ser o reino das trevas que permite tudo, menos fazer o que é certo?

3. Jesus foi questionado também sobre a ressurreição e sobre o maior dos mandamentos; porém, Ele sempre se saiu bem, Suas respostas eram impressionantes (vs. 18-34). O erro dos críticos estava em sua ignorância da Bíblia e do poder de Deus (v. 24); todavia, além de saber as Escrituras, para salvar-se é necessário ir além deste conhecimento; pois, após alguém citar as Escrituras, Jesus declarou: “Você está quase lá, quase no reino de Deus” (v. 34). Aprofunde-se!

Ao ver que ninguém ousava fazer-Lhe mais perguntas, Jesus advertiu com respeito aos ensinos dos fariseus, e contrastou a conduta deles com a de uma mulher pobre que amava a Deus de todo coração, de toda a alma, de todo entendimento e de todas as forças (vs. 35-44).

Ser religioso, sem amar a Deus, é hipocrisia!

Leia todo o capítulo e responda: Tua atitude se parece mais com qual personagem do texto?
Imagens do Google
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...