Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica - Deuteronômio 10
Comentário Pr Heber Toth Armí
DEUTERONÔMIO 10 – Este capítulo é uma aula de teologia. Ele nos ajuda a entender Quem é Deus?
Deus é um Ser santo que Se relaciona com pecadores desejando elevá-los da imoralidade à santidade. Mesmo sendo desafiador moldar pecadores, Ele insiste e persiste, como visto na reescrita dos Dez Mandamentos (Deuteronômio 10:1-5).
O Deus verdadeiro promete, guia Seu povo, cumpre promessas, muda de ideia quando o intercessor O interpela (como fez Moisés); e, levanta líderes para atuar em prol do povo – como os levitas (Deuteronômio 10:6-11).
Deus apresenta a verdadeira religião e a essência da adoração a Ele – o único Soberano e Deus verdadeiro; esse Deus que ama, restaura e opera em prol de Seus filhos sofredores espera que estes reflitam Seu caráter neste mundo tenebroso (Deuteronômio 10:12-22). Aos pecadores privilegiados com Sua revelação, Deus espera que abençoe aos outros.
Deus apresenta Seu caráter benevolente escrevendo novamente os Dez Mandamentos a um povo irreverente e ingrato, apresentando Seu poder incomparável, agindo com justiça e misericórdia, defendendo “a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa”; após revelar Seu caráter esse Deus pede que Seus representantes “amem os estrangeiros... temam o Senhor..., e sirvam-nO. Apeguem-se a Ele... Seja Ele o motivo do seu louvor, pois Ele é o Seu Deus, que por vocês fez aquelas grandes e temíveis maravilhas... (Deuteronômio 10:17-21).
O Deus que proprietário do Universo mas que Se afeiçoou e amou um remanescente, requer fidelidade e sinceridade de nossa parte. O remanescente, deixando de ser obstinado, deve amar, servir e reverenciar pela obediência ao Deus que benevolentemente outorgou mandamentos especiais.
No tempo do fim, a religião verdadeira continua a mesma. Através de Ellen White temos as seguintes verdades:
• “Somente pela manifestação de interesse altruísta pelos que estão em necessidade é que podemos dar uma demonstração prática das verdades do evangelho” (BS, 32).
• “Deus requer de nós que aproveitemos cada oportunidade que nos é oferecida a fim de fazer o bem [aos outros]. Negligenciar fazer isto é perigoso para o nosso crescimento espiritual” (BS, 308).
• “Esta é a receita que Cristo prescreve para a pessoa tremente, duvidosa, debilitada. Levantem-se pois os acabrunhados, os que andam lastimosos perante o Senhor, e ajudem alguém que necessite de ajuda” (BS, 304).
Reavivemo-nos – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário