terça-feira, 7 de junho de 2022

A Arca, Outro Símbolo de Jesus

 A SÓS COM JESUS

7 de junho

      A Arca, Outro Símbolo de Jesus

    Também farão uma arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio será o seu comprimento, de um côvado e meio a largura, e de um côvado e meio a altura. Exodo 25:10.

   A arca do tabernáculo é outra das figuras de Cristo na Bíblia. Ele é a arca da redenção e hoje continua brilhando no santuário lá nos Céus. O que podemos aprender da arca? Muito, sem dúvida, pois cada faceta do caráter de Jesus nos ensina algo. 

   A arca era um cofre simples, sua largura era de um côvado e meio, e seu comprimento de dois côvados e meio. Jesus é sempre majestade simples, não precisa de adornos externos para chamar a atenção. 

   O material da estrutura da arca era madeira. Isto mostrava Sua humanidade: as árvores brotam do humilde chão. Aqui Cristo é retratado como a “descendência de Eva”: veste-Se de farrapos. Em Seu corpo vai sofrer o castigo que nós merecemos. Sua estrutura pode ser de madeira, mas não é madeira comum, é acácia, madeira que não se corrompe, que não sucumbe ao cupim do pecado, que resiste às inclemências do tempo e da mediocridade humana. É maravilhoso vê-Lo andar pela terra sem contaminar-Se com o lodo. Embora Sua natureza fosse perfeita, foi tentado em tudo, mas não pecou porque viveu uma vida de dependência permanente de Seu Pai e mostrou-nos qual é o caminho para a vitória. 

   A arca era mais do que madeira, estava recoberta de ouro. Ele não era só homem, era também Deus pleno, de outra maneira Seu sacrifício seria apenas a morte de um mártir como Tiradentes, mas não teria poder salvador. O ouro também nos fala da excelência de Seu caráter, que Jesus quer reproduzir na vida de Seus filhos. Por isso a arca guarda a lei. Ela é o reflexo de Seu caráter. O homem pode negar a validade da lei, pode pensar que ela foi cravada na cruz, pode rejeitá-la se quiser, mas Cristo em pessoa Se ofereceu para guardar seus princípios no coração. Guardou-a na recâmara de Seu peito: “A Tua lei está dentro do Meu coração”, disse. (Salmo 40:8) 

   São os princípios dessa lei que Jesus quer gravar com o fogo do amor em nossa vida, para que sejam indeléveis, para não precisar de algo escrito, para que a obediência seja algo natural, que brote do coração.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...