sábado, 18 de junho de 2022

A Recompensa da Decisão

 A SÓS COM JESUS

18 de junho

      A Recompensa da Decisão

    Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe, e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Rute 1:16.

   O verso de hoje apresenta a resposta de Rute diante de um momento de ande decisão e pelas implicações da mesma, constitui-se na nota relevante do livro de Rute. 

   Rute estava na encruzilhada da vida: voltar ou seguir em frente. Voltar significava adorar seus deuses feitos à mão, deuses de fabricação caseira que se podiam adaptar aos caprichos humanos, que entretinham, mas não davam sentido à vida. Seguir em frente, significava ir ao desconhecido, mas consciente de que o Deus Todo-poderoso de Noemi não a abandonaria. 

   A resposta de Rute, mais do que uma simples declaração de amor, é uma aceitação definitiva da fé que fazia de Noemi uma mulher admirável. “Teu Deus será meu Deus.” O único conhecimento que a moabita tinha do Deus verdadeiro era aquele que a sogra lhe havia mostrado com sua vida silenciosa e dedicada. Não são argumentos teológicos que convencerão as pessoas de que o cristianismo funciona; é a vida simples e inspiradora do cristão, na rua, no bairro onde mora, na fábrica onde trabalha, na escola onde estuda. 

   A decisão de Rute envolvia uma mudança completa de hábitos. Outra gente, outro país, outros costumes. Tudo novo, tudo desconhecido para ela, mas quando as pessoas são conquistadas para Jesus não há dificuldades que as impeçam de tomar sua decisão. Lá na terra de Israel houve tempos de escassez; tinha que trabalhar duro nas plantações de cevada, para sobreviver, e passou por momentos de solidão. Os que se decidem por Cristo estarão sempre prontos a sofrer por causa de Cristo. Deus nunca prometeu aos que escolhem servi-Lo, que não terão dificuldades, mas que em meio às dificuldades eles nunca estarão sozinhos. 

   O livro de Rute termina contando o fim maravilhoso dos que se decidem por Cristo. As dificuldades nunca serão eternas, a falta de emprego por causa do sábado, a perda de bons negócios por causa dos princípios, as renúncias, a Glória deste mundo por amor a Jesus, tudo será finalmente recompensado. 

   Lá nas eiras de Belém estava Boaz, um símbolo de Jesus, um homem rico, poderoso, dono de todos os campos que circundavam aquela cidade. Ele a remiu, deu-lhe seu nome, levou-a a seu palácio, desposou-a e a fez uma senhora respeitada. 

   Nesse matrimônio encontramos as raízes genealógicas de Jesus, que um dia veio nos procurar, nos remir, e nos levar a Seu palácio para devolver-nos, te, a dignidade, o respeito próprio e a imagem divina que o pecado nos roubou, Como agradecer tanto amor?

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...