terça-feira, 22 de março de 2022

Mais Seguro do Que o Monte

 A SÓS COM JESUS

22 de março

      Mais Seguro do Que o Monte

    Portanto não temeremos ainda que a terra se transtorne, e os montes se abalem no seio dos mares. Salmo 46:2.

   Ao entrar na cidade de Johannesburg, África do Sul, meu companheiro de viagem observou: 

   — Você está chegando à cidade da fé. 

   - Por quê? — perguntei quase instintivamente. 

   - Está vendo aquela montanha? — disse apontando com o dedo. 

   - No mês que vem, ela estará deste outro lado. A fé do povo é tão grande que remove montanhas! 

   Depois, sorrindo, explicou-me que as montanhas são de areia — e a areia, tirada das minas, ainda continha ouro. Por isso, elas são removidas de um lugar para outro, na tentativa de se extrair o máximo possível do precioso metal. 

   Como se vê, as “montanhas” de Johannesburg são “mutáveis”. Mas geralmente montanhas são símbolos de eternidade, de permanência, de confiabilidade. 

   Penso, por exemplo, nas montanhas de meu país, o Peru. O Império Inca construiu sua sede lá nas alturas de Machu Picchu. E ali esteve o segredo de sua quase invencibilidade. A partir das montanhas, os incas contemplavam o horizonte, conquistavam novos territórios, dominavam inimigos. Nas montanhas estava sua segurança. Até hoje, séculos depois, suas famosas fortalezas, quase intactas, atraem milhares de turistas. 

   No Salmo 46, contudo, o poeta projeta as montanhas para os mares. No verso 3, ele descreve as montanhas tremendo. Pode a montanha tremer? Se a montanha (que é símbolo de segurança) treme, o que resta? 

   O que Deus está querendo nos dizer é que até as coisas aparentemente eternas podem um dia falhar. Amizades confiáveis, por exemplo, podem nos trair, 

   Você acha que a sua juventude durará a vida toda? Cuidado, a montanha pode um dia tremer! Acha que, agora que você construiu uma carreira e tem uma posição, ninguém poderá tirar isso de você? Olhe para a montanha — até ela um dia pode cair no mar! Pensa que sua saúde é de ferro? Que seu patrimônio é tão grande que nunca desaparecerá? Acha que o amor de quem o rodeia nunca irá acabar? Tomara que não. Mas saiba que tudo pode falhar. 

   Agora, esteja certo disto: mesmo que as montanhas tremam, ou todos nos abandonem, Deus estará sempre perto da gente, não importa se voltamos os olhos para Ele como se fosse o estepe da vida, o último recurso, a tentativa final.

   Deus estará sempre ali, sem cobranças, esperando com os braços abertos em forma de cruz. Sabe por quê? Porque para Ele você é a coisa mais linda que existe no mundo. “Bramam nações, reinos se abalam”, diz o poeta, mas “o Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...