quinta-feira, 10 de março de 2022

A Verdadeira Liberdade

 A SÓS COM JESUS

10 de março

      A Verdadeira Liberdade

    Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36. 

   O ser humano foi criado livre. Para viver e morrer livre. Por isso, revolta-se contra tudo aquilo que leva à opressão ou à escravidão. Está disposto a gritar, a exigir, a reclamar, e, se preciso for, a morrer para defender sua liberdade. 

   Você pode vê-lo sendo esquartejado como Tupac Amaru, no Peru, ou enforcado como Tiradentes, em Vila Rica, Minas Gerais. Pode vê-lo digladiando-se nas arenas romanas como Espártaco, ou sendo queimado vivo como Joana D'Arc, na França. Em nossos dias, você pode encontrá-lo na Praça da Paz Celestial, com pedras, paus e explosivos caseiros nas mãos, ou então achá-lo nas portas das embaixadas ou em longas passeatas com cartazes, camisetas e crachás. Tudo pela liberdade. 

   Outro dia eu contemplava um grupo assim. Muitos deles com cigarros nas mãos. Havia um, especialmente, que gritava até ficar vermelho. Fumava um cigarro atrás do outro. Depois ele me disse que fumava dois maços por dia, e quando estava nervoso chegava a três. Disse que sabia que o cigarro prejudicava sua saúde, mas que não conseguia parar de fumar. 

   E agora estava ali, gritando pela liberdade. Que ninguém se atrevesse a atentar contra esse direito seu! Estava disposto a enfrentar qualquer um que quisesse suspender a passeata, a morrer como um herói (se possível), em defesa da liberdade. Mas aceitava passivamente ser escravo de um cigarro. Somos assim: contraditórios. 

   Às vezes, nem somos capazes de entender os próprios sentimentos. 

   O jovem com 14 anos de idade, praticamente começando a vida, encara O pai e grita: “Quero ser livre! Tenho direito de tomar minhas próprias decisões. Eu sou seu filho e não seu escravo!” Minutos depois, entrega-se aos embalos do sábado à noite, incapaz de defender a própria liberdade. Submisso, escravo de seus instintos e paixões, torna-se uma vítima passiva do mundo consumista ou da subjugante maneira de pensar de sua geração. 

   São João está falando no verso de hoje de LIBERDADE com maiúsculas, Liberdade plena, não apenas de opressores externos, mas de nossos temores internos, de nossas paixões misteriosas, de nossos sentimentos alienados. 

   Só quem conhece Jesus pode experimentar a verdadeira liberdade. Longe dEle, a nossa liberdade torna-se mesquinha, fugaz, passageira - e com frequência vira libertinagem. Separados dEle, vivemos presos a um monte de complexos. Mas quando Jesus entra na vida de uma pessoa tudo muda. Você pode estar aparentemente amarrado, impedido de ir e vir, mas está livre.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...