quinta-feira, 7 de novembro de 2013

RPSP- Salmos 92


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 92
Comentários:  Sook -Young Kim

Dois tipos de pessoas são apresentadas neste Salmo: o ímpio e o justo. Quem são os malfeitores e quem são os justos?

Independentemente das suas características naturais e práticas comportamentais, aquele que se volta para Deus com arrependimento é chamado de justo. No entanto, aquele que não se volta para Deus, não cessa de confiar em suas próprias obras, e não aceita a oferta divina de justiça, é chamado de ímpio.

O título deste salmo diz: “Um cântico. Para o dia de sábado”. “Sábado” vem do verbo “cessar”, “descansar”. O objetivo de Deus ao dar o sábado ao seu povo foi justamente prover um dia para que as pessoas se voltassem para Ele, cessassem suas obras, confiassem nEle e aceitassem a Sua oferta de justiça. No Sábado temos o privilégio de desfrutar da obra realizada pelo Senhor por nós.

Este Salmo diz que os ímpios certamente perecerão; o justo juízo de Deus, finalmente, entrará em cena. O Salmo também dá um aviso aos leitores: se alguém está andando por maus caminhos, por favor, abandone-os e viva!

Quando o texto bíblico diz que os olhos dos justos verão os maus punidos, espalhados, e destruídos (v. 9), não significa que devemos aguardar ansiosamente para que sejam punidos. Na verdade devemos orar por eles e trabalhar em prol deles, para que eles possam enxergar a bondade do Senhor nosso Deus.

Bondade e fidelidade, dois destacados atributos de Deus são introduzidos aqui (v. 2, 4, 5, 8, 10, 12-15). Os profundos pensamentos do Altíssimo alimentam a todos os seres vivos. Aqueles que são transplantados para o Seu tribunal crescerão e florescerão como palmeiras novas (v. 12). Deus promete exaltá-los.

Uma vez que Deus é justo, se você der o coração a ele, você será como o cedro do Líbano, produzindo fruto para a eternidade. Se você se afastou ou se desviou dEle, por favor retorne o quanto antes.

Sook-Young Kim

Coréia do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...