quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A graça de Deus -Salmos 105



Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 105
A graça de Deus e a Ingratidão de Israel
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Temos hoje muito mais razões para ser mais ativos na missão que os servos de Deus no passado. Tanto para o Antigo Testamento, quanto para o Novo, a mensagem do Salmo 105 inclui todo o povo de Deus. Àqueles que se afrouxam na fé, desde a antiguidade até a modernidade, o recado do salmista é: Não desanime, povo de Deus. Deus já fez muito por cada um de vocês. Ele, além de redimir (do Egito ou do pecado) tem revelado solenes verdades a fim de que sejam reveladas ao mundo iludido, que vive a mentira pensando ser a mais pura verdade. Da mesma forma que Deus tornou Israel Seu povo peculiar, Jesus fez o mesmo com Sua igreja quando Israel renunciou seu chamado. A igreja hoje é o povo especial de Deus. O cuidado de Deus por esse povo, por quem Cristo deu a Sua vida, é muito grande. Por esta razão, Deus não tolera que se rebele contra ela (v. 14). Ele tem escolhido líderes espirituais para vigiar com zeloso cuidado e com vigilante perseverança para que nenhuma alma seja destruída pela furiosa opressão dos agentes do diabo. A história é a maior prova de que sempre existirá grandiosíssimas oposições entre a igreja de Deus e a humanidade em geral. Mesmo assim, se você é membro da verdadeira igreja de Deus, tens muitas razões para não reclamar, mas para louvar Àquele que preza por você: A igreja certamente vencerá!

No Salmo 105 não é mencionado nenhuma vez às murmurações e nem os pecados do povo de Deus, a ênfase está posta no que Deus fez pelo Seu povo no decorrer da história. Apontar o pecado, acusar, condenar, esfregar o erro da Igreja na cara de seus membros e criticar não produzem reavivamento e reforma espiritual, mas deforma espiritual que impede o reavivamento. Siga os passos do Salmo 105:
1. A igreja de Deus tem uma história traçada pelo próprio Deus: Louve ao Senhor por esse motivo (vs. 1-6).
2. A igreja de Deus tem a proteção constante de Seu proprietário: Louve ao Senhor por isso (vs. 7-45).
3. A igreja de Deus tem a vitória garantida no futuro: Louve ao Senhor por esta razão também (vs. 42-45).
Ainda que a igreja de Deus careça de reavivamento espiritual, Ele esteve, está e estará com ela até o dia final. Deus não abandona Seu povo, por pequeno que seja (v. 12). Com amor Ele o libertou do pecado, por isso o considera de supremo valor. Ai daquele que acusar, criticar, condenar, enfrentar ou opor-se à igreja ou a seus líderes (vs. 14-15)! A verdadeira Igreja de Cristo na Terra é objeto da ira de Satanás, mas é o foco de toda atenção do Céu. Ela tem passado por intensas perseguições, conflitos e aflições, mas sobreviveu a tudo porque Deus age, interage e a protege. Por isto, você deve reavivar a tua fé na Igreja e o teu louvor no Senhor.

Relembrar a história sagrada é uma das formas de reavivar a fé estragada. Apelo ao coração é o caminho que o poeta, compositor do Salmo 105, usou para evitar a mornidão espiritual. Ao fazer uma retrospectiva, o salmo ativa a fé até de quem está deste outro lado da história, quando o fim se aproxima:
1. Os verbos introdutórios levam o leitor à ação: O salmista, nos versos 1 a 5, lista tantos verbos que um cristão sedentário na fé se cansa só de lê-los. Porém, toda alma disposta a agir com base nestas orientações terá a experiência de uma forte renovação espiritual. Na introdução do Salmo estão os verbos do reavivamento.
2. Relembrar os atos divinos promove o reavivamento espiritual: O salmista, nos versos 5 a 45, faz uma lista enorme de tantas coisas que Deus fez com base em Suas promessas, revelando Sua fidelidade. Recordar atos de Deus na história te motiva a avançar sem desanimar rumo à vitória.
3. O apelo para louvar ao Senhor é o “empurrão” necessário ao reavivamento: O Salmo termina com um apelo impetuoso: “Louvai ao Senhor” (Edição contemporânea).
Ore a Deus: “Pai de amor, te agradeço por tua fidelidade para com tua igreja. Quero sempre pertencer a ela, clamar por reavivamento e não reclamar por falta dele. Quero ser um instrumento para louvar e colaborar e não para arruinar o avanço de tua igreja. Em nome de Jesus, amém!”

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...