terça-feira, 26 de novembro de 2013

As obras magnificas de Deus Salmos 111

Lições de Vida
As obras magnificas de Deus
Leia na Bíblia- Salmos 111
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Nem todo louvor externo vem do coração, mas toda adoração que flui do coração é evidente externamente. Assim como não se celebra uma festa sozinho, não há como celebrar ao Senhor isoladamente. Os que de fato amam ao Senhor não se acovardam e nem são individualistas, eles compartilham suas expressões de adoração em público, na assembleia dos justos e na congregação, isto é, a igreja! O Salmo 111 é o primeiro salmo identificado com Aleluia – Louvado seja o Senhor. Neste Salmo a obra de redenção divina que garante a salvação humana é celebrada. O que me chama a atenção é a combinação, ignorada no Antigo Testamento: amor, justiça e graça divina. Desta forma, os salvos do Antigo Testamento são salvos da mesma forma que os salvos do Novo Testamento. A salvação vem ao pecador exclusivamente de Deus. Ele a planejou, a executou e só por meio dEle ela será concluída. Ninguém se salvará por méritos próprios. Ninguém pode salvar-se si mesmo. Com isso em mente, o salmista celebra os tratos benévolos de Deus por Seus atos que garantem a salvação de Seu povo na Terra. Tal reconhecimento sincero requer a entrega e o preparo de todo o coração a fim de publicamente adorar ao Senhor. A justiça de Deus não é anulada por Sua bondade e misericórdia; pelo contrário, até mesmo em Sua justiça é visível Seu amor e misericórdia – Louvado seja o Senhor!

Quem é salvo louva ao Senhor e não se firma no que é possível fazer, mas nas coisas que antes eram impossíveis e Deus as tornou possíveis. Os dez versos do Salmo 111 compõem um louvor especialmente pela redenção; por isso, o salvo não se gaba do que faz, mas rende glórias a Deus por quem Ele é e pelo que Ele fez pelos perdidos. Devido aos miraculosos feitos divinos, quem se submete a Deus, a Sua vontade, a Seus planos e à Lei de Seu reino, não caminha para o ocaso, mas para o alvorecer da história. Na inauguração do reino Universal os salvos receberão herança, não por merecerem, mas porque sabiamente decidiram por Àquele que pode dar todas as coisas e fazer qualquer coisa. Após citar alfabeticamente (no hebraico) os grandiosos e imperiosos atos do Deus Soberano, o salmista refere-se aos que guardam os preceitos do Seu reino por terem sido libertos da escravidão, isto é, do reino do diabo. Os salvos que praticam os preceitos divinos são pessoas sábias, inteligentes e gratas (v. 10); eles reconhecem que:
1. Os mandamentos de Deus são essenciais: Os sábios reconhecem que os Mandamentos divinos são perfeitos, firmes, eternos, verdadeiros, retos, fieis e uteis para todos (vs. 7-8).
2. Os atributos de Deus são extraordinários. Os sábios sabem que Ele é justo, gracioso, clemente, misericordioso, fiel, santo e temível (vs. 4-5, 7, 9).
3. As obras de Deus são grandes. Tais obras devem ser consideradas, pois são gloriosas, maravilhosas, memoráveis, bonitas, verdadeiras e justas; realizadas para manter a vida, para que nações tenham herança e, para a redenção da humanidade (vs. 2-9).
Não há como não louvar, adorar, temer, amar e exaltar a um Deus assim; é uma pena que poucos têm tal entendimento. Então, compartilhe esta mensagem a fim de que mais pessoas saibam quem é Deus e O louvem por Suas obras poderosas!

Toda pessoa verdadeiramente liberta do pecado sentirá no coração imensa motivação de louvar ao Senhor em gratidão pelos Seus poderosos feitos em prol da salvação do perdido. O Salmo 111 equipara a vida com Cristo com a libertação de Israel do cativeiro babilônico: de escravo a livre, de preso ao pecado à liberdade da graça. Maior que a obra de Deus de libertar do cativeiro babilônico é a obra de Cristo de libertar o ser humano cativo no pecado. Então, se quem foi liberto do cativeiro babilônico tinha motivos para louvar a Deus, maior deve ser o motivo e a motivação de quem foi liberto de seus pecados. Fato é que, desprezar a Cristo ou a religião cristã sem conhecer o que Cristo fez e o que isso significa à humanidade, é tolice. Pior é conhecer Cristo e Sua obra de redenção e então rejeitá-la; isso é paralisia intelectual. Porém, informar-se sobre as obras e planos de Cristo, aceitá-lO juntamente com Seus planos, confiando em Seus incalculáveis méritos, é o maior passo dado com sabedoria. Por isso, as últimas palavras do Salmo concluem: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento tem todos os que obedecem aos Seus preceitos. O Seu louvor permanece para sempre”. Amigo leitor, seja sábio; reverencie ao Senhor e louve sempre o Seu nome com Seus feitos. Ore, “Senhor, graças Te dou pois não nos dás migalhas; sempre nos dás o melhor. Por isso, temos de melhorar nosso louvor a Ti. Ajuda-me, em nome de Jesus, amém!”

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...