terça-feira, 12 de novembro de 2013

A majestade e o domínio de Deus-Sl 97


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 97
A majestade e o domínio de Deus
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
A abrangência contextual do Salmo 97 auxilia a compreender amplamente sua magnífica mensagem. Este Salmo encontra-se inserido na seção que inicia com o Salmo 90 e termina no Salmo 100. Editado numa sequencia temática, a seção inicia com um Salmo de Moisés apresentando que o relacionamento de Deus com Seu povo antecede à existência do rei Davi. Os Salmo 91 e 92 revelam que Deus reina e cuida de Seus súditos, independente dos reinos do mundo. Já o Salmo 93 diz que somente Deus reina. No Salmo 94 a palavra rei não está presente, mas é revelado a justiça como um dos aspectos do reinado divino. O Salmo 95 apresenta a celebração do povo de Deus ao seu Rei, enquanto que o Salmo 96 diz que esse Rei reinará sobre todas as nações. Ao chegar ao Salmo 97, atingimos o auge do tema; o qual descreve a vinda do Senhor a Terra para inaugurar o Seu reino. Enquanto o Salmo 96 revela um Rei que vem, o Salmo 97 apresenta um Deus que veio e reina. Os últimos três Salmos da seção concluem mostrando que este Rei deve ser festejado e que Deus usa os humanos como instrumento a fim de exercer Sua soberania. Tal ideia já está presente no Salmo 97, o qual seus imperativos aos súditos de Deus são:
Regozije-se a Terra, pois o Senhor reina (v. 1);
Alegrem-se as ilhas, pois o reino de Deus é poderoso e justo (vs. 1-6);
Prostrai-vos diante dEle todos os deuses, imagens de esculturas e ídolos (v. 7);
Vós que amais ao Senhor, detestai o mal (vs. 8-10);
Alegrai-vos no Senhor, ó justos (vs. 11-12);
Louvai o santo nome do Senhor (v. 12).

Experimente desde já a alegria de ser súdito do Rei que reina, celebre-O em cada culto, adore o Seu nome em todo lugar em que você estiver e aguarde a vinda de Deus à Terra para reinar definitivamente! Essa é a mensagem do Salmo 97:
1. Deus reinará sobre a Sua criação: [1] A Terra treme e se regozija (vs. 1-2); [2] As ilhas cantam louvores (v. 1); [3] As montanhas derretem como cera (v. 5).
2. Deus reinará sobre os reinos do mundo e os julgam: Fogo consumirá todos os inimigos do reino divino (v. 3).
3. Deus reinará sobre todas as nações: Todas as nações com todas as suas religiões com seus deuses falsos serão confundidos ao verem a glória do Rei do Universo (vs. 6-7) enquanto que o povo de Deus se regozijarão diante da glória de Seu reino eterno (vs. 8-9).
4. Deus reina sobre os que se reavivaram: Os que se reavivaram odeiam o mal e amam a Deus (v. 10); por isso, Deus os protege, salva, oferece-lhes luz, alegria e felicidade (vs. 10-12).
Tome hoje uma atitude nobre: Deixe Deus reinar em tua vida!

O poder de Deus é grande! Para os fieis, saber disso é importante; mas, para os infiéis, tal informação é arrepiante. Deus reina e reinará, hoje Ele reina no Céu e parcialmente na Terra por meio de Seus súditos; mas logo Ele regerá todo o Universo ao instalar Seu trono aqui neste Planeta. Confira no Salmo 97. Quando isso acontecer, todos vão perceber. Ao exercer Sua soberania sobre todas as coisas, aqueles que não se submeteram a Ele verá um poder aterrador que derreterá até as montanhas (vs. 1-5). Não haverá deus, ídolos, imagens de esculturas ou qualquer outro poder no mundo que impedirá que o reino dos Céus seja instalado neste mundo. É por isso que o povo de Deus não temerá o que poderá acontecer, pois sabe que o Deus que reina sobre tudo é maior que todos os ídolos e os deuses fabricados pelas mãos humanas com coração cheio de pecado (vs. 9-12). Diferentemente dos ímpios que serão tomados de terror, medo e angústia diante do resultado de suas rebeldias e desobediências, os que se submeterem ao reino de Deus por meio de Cristo se encherão de plena alegria e satisfação. Alegre-se desde já porque o Deus que reinará no mundo já reina no Universo inteiro. Se isso ainda não te alegra, é porque você ainda precisa tornar-se súdito dEle. Então, não te demore; ore agora: “Pai nosso que estás nos Céus, santificado seja o teu nome, venha o Teu reino, seja feita a tua vontade assim na Terra como no Céu...Em nome de Jesus, amém!” (Mateus 6:9-10).
Heber Toth Armí

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...