domingo, 17 de novembro de 2013

Arrependimento e esperança- Salmos 102

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 102
Arrependimento e esperança
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Da tristeza a alegria, do desespero à esperança, da ansiedade à serenidade, eis a trajetória de alguém que aprendeu a confiar em Deus. Esta é a sequência do Salmo 102. Nas palavras de Spurgeon, sua “composição completa pode ser comparada a um dia que, começando com vento e chuva, se aclara ao meio dia e se esquenta com o sol; continua com tempo bom, alguns chuviscos intermitentes, e termina com um por de sol radiante”. Diante da solidão e da tristeza, enfermo e angustiado, o salmista se assemelha a coruja das ruínas. Suas palavras compõem uma música com tom de tristeza, fluídas de um corpo aflito, mas com uma determinação mental de não ser esmagado pela agonia. Para aquele que tem fé, palavras de lamentos culminam em louvor; a certeza impera no lugar da tristeza, a esperança vence a ansiedade, cura a enfermidade do coração e nutre a alma desnutrida. A fé ergue a cabeça do cabisbaixo, levanta as pálpebras encharcadas de lágrimas e aplica o bálsamo refrescante da Palavra de Deus recheada de promessas. Então, o salmista, ora triste por causa da situação de sua nação, agora olha a Deus e enxerga o futuro; por isso declara confiantemente: “Os filhos de teus servos habitarão na tua presença; a sua descendência será estabelecida diante de ti” (v. 28). A lição para aplicar a tua vida é: Cantar a Deus em meio a aflição restaura o coração; entregar a Deus o teu desespero, renova a visão e você passa a olhar a vida com outros olhos!

Obtenha boas atitudes diante das adversidades. Saiba agir com nobreza diante da tristeza. Leia o Salmo 102 e viva melhor quando a situação fica pior; pois, cair em depressão, sofrer de ansiedade só te impedirá de experimentar a verdadeira felicidade. O Salmo em questão deixa duas razões inspiradoras para que enfrentes situações desesperadoras:
1. Na angústia é preciso orar a Deus com ousadia (vs. 1-11). A alma desolada, solitária, aflita e angustiada que se refugia em Deus encontra paz, consolo e segurança. Deus ouve o clamor, ainda que este clamor não seja audível devido a tanta dor. Nas ruínas do abandono, diante do divórcio, traição, e, até diante da morte de um ente querido, ao sentir a dimensão de quem você é, e, que os relacionamentos são voláteis, quando tudo parece desmoronar, é preciso firmar-se em Deus, pois Ele permanece para sempre.
2. No desespero é preciso encontrar confiança no Deus da esperança, pois,
a) Seus planos não falham (vs. 12-22). O que Deus disse, acontecerá. O que Ele prometeu, se cumprirá. Ainda que tudo conspire contra Seu planos, como foi quando enviou Seu filho para restaurar, curar e salvar o mundo - eles se cumprirão; eles nunca falharam e jamais falharão – conheça-os e confie neles!
b) Ele não muda (vs. 23-28). Deus sempre existiu e nunca mudou. Ele é o mesmo poderoso Criador, o qual se tornou Salvador, por amor ao pecador. A eternidade de Deus, Seu poder e Sua autoridade em cumprir o que falou enche o coração aflito de alegria, fé, certeza, esperança e confiança.

Você está angustiado, abandonado, aflito e ferido? Então leia comigo as melodiosas palavras do Salmo 102. O salmista, com os ossos queimando e o coração ferido e seco, gemendo de dor se compara a uma coruja no deserto, entre as ruínas ou como um pardal solitário no telhado observando os inimigos afrontando o dia todo e abandonado pelos amigos. Com um tom profético messiânico o autor de Hebreus nos ajuda a olhar para este Salmo e ver ali a Jesus, desprezado e abandonado seguindo rumo a cruz em aflição. Nesta situação ele olha para um mundo destruído e arruinado pelo pecado. Gemendo, sofrendo e esmorecendo Ele seguiu até que a marcha fúnebre transformou-se em alegria, ao ressurgir do mundo dos mortos ao terceiro dia. Se olharmos para este Salmo e ali visualizarmos a Jesus prosseguiremos orando em meio às adversidades até Deus nos reavivar e restaurar plenamente a emoção, a força e o vigor espiritual. Desta maneira, toda alma atribulada, angustiada e desesperada que buscar a Deus encontrará satisfação, alegria, paz e esperança até mesmo em meio à solidão e decepção que existe nesta vida. Portanto, antes que tua vida piore, corra ao Deus verdadeiro com confiança e ore com perseverança! Clame a Deus agora: “Senhor e Criador do Universo, seja meu protetor neste momento. Estou vivendo em aflição, venha preencher meu coração, pois confio no teu amor e em teus planos eternos que acalmam o meu temor. Oro confiando na graça de Cristo, amém!”

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...