quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Reavivamento- Salmos 106



Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 106

Reavivamento, este é o momento
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
O Salmo 106 é a resposta do povo à fidelidade de Deus apresentada no Salmo 105. O Senhor Deus é incomparável em Seu trato com o pecador. No Salmo 106 o salmista, didaticamente, fala elogiosamente do Senhor da mesma forma como condena o procedimento do pecador. Mas a maneira de Deus lidar com o extraviado, revela que não há ninguém que se compare ao Salvador. Veja:
1. Israel revoltou-se no Mar vermelho, mesmo assim Deus o libertou (vs. 6-12).
2. Israel pecou no deserto, mas Deus o perdoou (vs. 13-23).
3. Israel não entrou em Canaã por causa da incredulidade (vs. 24-36); contudo, quando entrou, revelou não ter aprendido a lição, pois serviu a ídolos; contudo Deus o resgatou pois se lembrou da aliança e amou a Israel (vs. 34-46).
4. Se Israel foi perdoado por todas aquelas transgressões, provavelmente será restaurado novamente (v. 47).
Assim, as penetrantes frases do salmista, revelam um testemunho eloquente em que se exalta o trato misericordioso de Deus ao Seu povo, aos que não pertencem ao Seu povo e à natureza. As palavras poéticas revelam a providência divina, Sua atenção e provisão de tal maneira que nada Lhe escapa em Seu trato gracioso com os seres humanos e a Sua criação. É por isso que o Salmo inicia com uma exortação ao louvor, pois Deus é bom, Sua misericórdia dura para sempre. Para fixar tal ideia na mente do leitor, o Salmo segue com perguntas retóricas: Quem poderá contar todas as proezas do Senhor? Quem anunciará todo Seu louvor? E, as últimas palavras do Salmo são súplicas (vs. 47-48).

Para promover reavivamento no povo de Deus não se deve fazer com acusações, críticas e condenações. Isso pode influir medo nos ouvintes de sermões com esses tons, que ao invés de reformar, deforma o povo de Deus. Veja que a Bíblia aponta um caminho diferente. Siga o rumo determinado por Deus, não pela mente carnal. O Salmo 105 é uma retrospectiva positiva de tudo o que Deus fez por amor, revelando fidelidade no que prometeu. Sem acusar, criticar e/ou condenar os rebeldes e infiéis, o povo reagiu de forma positiva no Salmo 106. Toda a nação reconheceu sua necessidade de um Salvador e de Seu perdão. Após uma exortação ao louvor pela bondade e misericórdia do Senhor (vs. 1-3) e uma demonstração de confiança na benevolência divina para suplicar ajuda pessoal (vs. 4-5) o Salmo dedica seu maior conteúdo a oração de confissão à luz das experiências passadas (vs. 6-46); e, então, na conclusão há uma forte apelação dos reavivados pela salvação divina (vs. 47-48). Sinceramente, enquanto não aprendermos com o Espírito Santo, por meio da Palavra de Deus, olhando ao Salvador Jesus Cristo, não veremos o fervor e o reavivamento espiritual que tanto queremos ver na igreja em nosso tempo. Se não procedermos bem, deixaremos o cumprimento da promessa para a próxima geração. Somente mensagens e sermões na direção do Espírito Santo o povo reconhecerá o pecado (v. 6) descritos nos versos que seguem ao verso 6.

O reavivamento foi necessário em todo momento. Enquanto houver pecado e o povo de Deus estiver no mundo nunca haverá tempo em que não necessitará reavivamento. O Salmo 106 mostra exatamente isso após revelar que o gracioso Deus merece atenção de todos em todos os tempos (vs. 1-3) e suplicar a misericórdia divina ao reconhecer o estado espiritual em que se encontra (vs. 4-5). O Salmo no verso 6 já revela a necessidade imperativa de um reavivamento no presente. E, então argumenta:
1. Após as grandes maravilhas divinas no êxodo, o povo pecou contra Deus; porém Deus o abençoou e, ao manifestar-Se o povo creu e a adorou ao Senhor (vs. 7-12).
2. Tal fervor logo acabou, o povo esfriou-se e pecou no deserto, (vs. 13-15); houve rebelião contra Moisés e Arão (vs. 16-18), ergueu-se um bezerro de ouro para adoração e quase foram consumidos por seus pecados (vs. 19-23). Além disso, a incredulidade impediu-o de ver cumpridas as promessas divinas em relação à Canaã (vs. 24-27), pois quase todos se envolveram numa festa de orgia em Baal Peor até que o zeloso Fineias entrou em ação e cessou a destruição (vs. 28-31).
3. Ainda em Meribá, ao faltar água, todo povo pecou (vs. 32-33); todavia, pior foi após entrar em Canaã, que, ao não expulsar os povos como Deus pediu, Israel cedeu às suas influências idolátricas até sacrificar humanos (vs. 34-38). Não obstante, Deus usou outras nações para oprimir Seu povo, objetivando conduzi-lo ao reavivamento espiritual (vs. 39-46) e livrá-lo do mal.
Deus alcançou Seu propósito pois, do cativeiro, o Salmo encerra com as seguintes súplicas: “Salva-nos, ó Senhor nosso Deus, e congrega-nos dentre as nações, para que rendamos graças ao teu nome santo, e nos gloriemos no teu louvor. Bendito seja o Senhor... de eternidade a eternidade. Todo o povo diga: Amém”. Faça desta súplica tua oração afim de que sejas reavivado!

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...