quinta-feira, 21 de novembro de 2013

RPSP - Salmos 106



Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 106
Comentários: Christoph Berger

O Salmo 106 apresenta um belo exemplo de arrependimento, por parte do povo de Israel, através dessa confissão nacional. Com um coração renovado eles percebem tudo o que o Senhor tem feito por eles e lembram da sua história à luz da graça e da misericórdia divina (Ezequiel 36:31). Graças a este coração mudado, eles admitem seus maus caminhos e enxergam suas próprias iniquidades, incredulidade e rebelião.

Em contraste com a  escura realidade do pecado de Israel, a graça de Deus brilha resplandecente. Por esta razão o Salmo começa e termina com um “Hallelujah”, ou seja, Deus seja louvado. (Vs. 1 , 48).

A confissão de Israel assim se expressa: “Pecamos como os nossos antepassados; fizemos o mal e fomos rebeldes” (v. 6), isto porque, em certo sentido, todas as gerações de israelitas saíram do Egito. A mesma   verdade é válida para o nosso Êxodo pessoal. O povo de Israel – passado, presente e futuro – tem sido perverso, tem cometido pecados, tem agido perversamente, e já teria sido rejeitado não fosse a graça e a fidelidade de Deus.

Compare-se com o povo de Israel. Você já agiu como eles? Lembre-se de sua rebelião no Mar Vermelho, de suas reclamações por causa das panelas de carne do Egito, do seu ciúme dos líderes de Deus, do seu deslize em mudar a glória de Deus à semelhança de um animal, do seu pecado de incredulidade e desobediência após o retorno dos espias, ou da sua união com a licensiosidade de Baal- Peor. Será que você tem se esquecido vez após vez da grande obra de libertação, cuidados e vitória que Deus tem operado em sua vida?

Confessemos hoje os nossos erros e louvemos a Deus por Sua graça e fidelidade. Confiemos na libertação final que em breve acontecerá por ocasião da volta de Jesus, quando o povo de Deus que se encontra espalhado por todas as nações finalmente será reunido.
Christoph Berger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...