terça-feira, 26 de novembro de 2013

RPSP-Salmos 111

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 111
Comentários de: Ioan Campian
Este salmo começa e termina com um convite para louvar ao Senhor. Os salmos 111 e 112 formam uma unidade que tem o mesmo tema. O autor convida toda a comunidade para juntos louvarem a Deus. Ele diz que está fazendo isso “de todo o seu coração" (v.1 NVI), de sua própria escolha e de todo o seu ser.

O que faz com que ele louve a Deus é a revelação que Ele faz de Si mesmo. Deus se faz conhecido por seus mandamentos, que são "firmes para todo o sempre, estabelecidos com fidelidade e retidão" (v.8 NVI), por seus atos, nos quais “há glória e majestade" (v.3 ARA), "verdade de justiça" (v.7 ARA ), e por Sua aliança com o Seu povo: "sempre Se lembra de Sua aliança" (v.5 ARA).

Também é verdade que as majestosas obras de Deus podem passar despercebidas, se não refletirmos sobre elas e não tivermos nelas prazer (v. 2). Por esta razão, como uma proteção contra o nosso esquecimento, Deus "fez proclamar as suas maravilhas" através dos relatos bíblicos (v.4. NVI).

Para nos ajudar a lembrar dos Seus atos e a pensar em seu caráter, Deus incorporou o sábado à nossa existência. Este dia nos fornece uma oportunidade de pensar em nossas origens e também nas ações de Deus ao longo da história, às quais nos transmitem esperança. O nosso Criador é também o nosso Redentor.

Aquele que compreende o imenso amor de Deus, medita em Suas obras maravilhosas e obedece aos seus preceitos é uma pessoa sábia (v. 10, NVI).

Querido Deus,
O autor deste Salmo nos convida a Te louvar. Ajude-nos a fazê-lo de todo o coração, reconhecendo as grandes e maravilhosas obras que fizeste no passado e Tens realizado diariamente em nossas vidas. Amém.

Ioan Campian - Tartar
Romênia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...