terça-feira, 19 de novembro de 2013

RPSP- Salmos 104

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 104

Comentários: Christoph Berger
O Salmo 104 apresenta a compreensão do povo de Israel acerca da natureza. O autor não escreve a partir de uma perspectiva científica ou apenas com base em seus sentimentos – ele escreve como um crente. O poeta rejeita os conceitos do ateísmo e do panteísmo. Por meio de Sua palavra, Deus criou e sustenta o mundo. O paralelo entre este Salmo e a história da criação em Gênesis 1 é notável. No momento em que este Salmo foi escrito, a história da criação era conhecida e aceita. Deus é louvado por renovar a terra (v. 30) e realizar o milagre da fertilidade e do crescimento.

Será que nós, homens modernos, em tempos de êxodo rural e uso de fertilizantes artificiais, percebemos e reconhecemos a Deus como o Criador? Já no tempo de Israel, as pessoas criaram Baal, o deus cananeu da chuva e da fertilidade (Nm 25:3 ). Mas o óleo, o vinho e os cereais não vinham de Baal – mas da parte do Senhor (Oséias 2:9). Assim, o Salmo 104 é uma adequada defesa contra qualquer mistura de conceitos religiosos e uma clara declaração de lealdade para com o criador (v. 3). Acreditar no Criador tornou-se uma mensagem renovada para Israel e países vizinhos. Toda a realidade criada traz a marca do seu Originador, apontando para uma mão divina além de si.

Jesus repetiu uma lição valiosa a partir da observação do Salmista. Ele disse que os pássaros “não semeiam nem colhem … contudo, o Pai celestial as alimenta” (Mateus 6:26 NVI). Não podemos fazer nada para “acrescentar uma hora que seja” (v. 27 NVI) à nossa vida. É Deus quem cuida de nós, então por que nos preocuparmos?

Vamos hoje louvar e adorar a Deus, porque só Ele cria e cuida!

      * Quem honra a Deus e medita em sua beleza verá muito mais dessa beleza em sua própria vida e à sua volta.

      * Quem reflete sobre a bondade e a beleza de Deus, confiará mais em seu poder.

      * Quem acredita em Deus, o criador, vê a si mesmo e o que acontece ao seu redor no contexto bíblico correto. A terra é dEle e tudo está sob o Seu controle.

A atuação de Deus, ao criar e cuidar, confere paz à minha vida diária.

Christoph Berger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...