sábado, 9 de março de 2013

Lições de vida


Leia a Bíblia- II Reis 14
Que lições podemos tirar de  II Reis 14 para nossa vida hoje? Leia os comentários do Pastor

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

O pecado gera pecado se não for eliminado. Entrava e saía rei em Judá, mas os altos onde eram sacrificados a ídolos e deuses pagãos continuavam. Bons reis não fizeram toda a vontade de Deus. Veja a tristeza de Deus: "E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, ainda que não como seu pai Davi; fez, porém, conforme tudo o que fizera Joás seu pai. Tão-somente os altos não foram tirados; porque o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos" (II Rs 14:3-4). No capítulo 12 essa expressão de tristeza já tinha invadido o coração de Deus: "E fez Joás o que era reto aos olhos do SENHOR todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia. Tão-somente os altos não foram tirados; porque ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos" (vs. 2-3). Em Israel a coisa era pior, no cap. 13:2-3, falando sobre o rei Jeocaz, diz: "E fez o que era mau aos olhos do SENHOR; porque seguiu os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel; não se apartou deles. Por isso a ira do SENHOR se acendeu contra Israel; e entregou-os na mão de Hazael, rei da Síria, e na mão de Ben-Hadade, filho de Hazael, todos aqueles dias". Embora o juízo já estivesse na mente de Deus, a misericórdia dEle ficou evidente: "E ainda não falara o SENHOR em apagar o nome de Israel de debaixo do céu; porém os livrou por meio de Jeroboão, filho de Jeoás" (II Rs 14:27). Cuidado com o pecado, não entristeça a Deus, aceite Sua misericórdia!

A arrogância é um obstáculo que a própria pessoa ergue em sua vida para tropeçar nela e cair! Amazias reinou em Judá, agradou ao Senhor durante o seu reinado - não tanto quanto Davi, mas como Joás, seu pai -, ele executou as pessoas que haviam assinado seu pai e derrotou os edomitas rebeldes. Estava indo bem até que a arrogância penetrou seu coração. Sua própria arrogância fez com que ele fosse derrotado por Jeoás, rei de Israel. Jeoás destruiu os muros de Jerusalém, assaltou os tesouros do templo e levou judeus ao cativeiro (II Reis 14:1-16). Como servos de Deus devemos cuidar com a arrogância; ela está, infelizmente, presente na igreja. O povo de Deus diz: “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma” (Apocalipse 3:17). O povo de Deus está auto-iludido. Ele pensa que é o que não é. Acha que está salvo quando está perdido. Acha que é santo quando está em pecado. Por isso, o povo de Deus precisa sair do caminho do orgulho que levou Satanás à derrota e passar a trilhar pelo caminho da humildade que levou Jesus à vitória. O sábio Salomão disse: “O galardão da humildade e o temor do Senhor é riquezas e honra e vida” (Provérbios 22:4). Enquanto que a arrogância mata, a humildade vivifica; ou seja, reavivamento espiritual passa pelo caminho da humildade! Então, seja humilde e viva!

Jamais se deve iludir com a prosperidade. Mesmo uma pessoa próspera por Deus não significa que ela esteja bem espiritualmente. Prosperidade não é sinônimo de espiritualidade, ainda que essa ideia seja comum na mente de muitos religiosos modernos. Israel e Judá tiveram um período de paz; devido à derrota da Síria perante a Assíria, ambos (Israel e Judá) que estiveram envolvidos constantemente em guerras, desfrutaram um certo alívio, assim conseguiram ampliar suas fronteiras coletivas para onde Salomão havia estado (II Reis 14:25). Essa prosperidade não foi acompanhada de boas obras e fidelidade a Deus por parte do povo, mas boas obras e fidelidade a Israel por parte de Deusl (vs. 26-27). É certo que "sem renovação espiritual", diz o teólogo Paul R. House, "a prosperidade é apenas uma bênção antes de consequências terríveis". Isso revela que jamais devemos confiar na prosperidade, mas em Deus. Mesmo que esteja aparentemente tudo bem, é preciso consultar a Deus e estar comprometido com Ele. Hoje é o dia de reconsagração, renove teu compromisso com Deus. Certas coisas podem acontecer que não esperamos que poderiam ser evitadas se buscamos a Deus. Não espere o pior para lembrar do melhor; não espera a desgraça para lembrar da graça! Fuja do pecado, corra para Deus, reate teu compromisso com Ele, confie nEle e tua vida será diferente do que seria sem Ele! Com Deus a vida é diferente, é melhor! Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...