domingo, 10 de março de 2013

Lições de vida


Leia a Bíblia- Reis 15
“A Bíblia é a sagrada e sobrenatural Palavra de Deus”Que lições podemos tirar de  II Reis 15 para nossa vida hoje? Leia os comentários do Pastor

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

O pecado põem fim à prosperidade e a vida. Azarias, também conhecido por Uzias, reinou por muitos anos e prosperou (II Reis 15:1-2), por ter feito, ainda que relativamente, o que era reto aos olhos do Senhor (v. 3). Por pouco ele não agradou a Deus completamente. O texto diz: "Tão-somente os altos não foram tirados; porque o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos" (v. 4). Por isso, "o SENHOR feriu o rei, e ficou leproso até ao dia da sua morte; e habitou numa casa separada" (v. 5). Devemos aprender que quase fiel não é fiel; quase perfeito, não é perfeito; quase puro não é puro; quase certo não é certo como quase salvo significa estar completamente perdido. Nossa rendição a Deus deve ser total, do contrário nossa vida espiritual será meramente parcial. Tanto quanto nenhum casamento perdura se um dos cônjuges mantêm um relacionamento superficial tampouco Deus aceita uma entrega pela metade! O quase na vida espiritual atrapalha o todo, por exemplo: Quem quase morreu, ainda está vivo. Quem quase foi salvo de um incêndio, morreu! Quem quase ganhou, perdeu! Quem quase libertou-se do pecado, permaneceu escravo dele. Quase cristão não garante a salvação! Assim como foi Azarias com as coisas espirituais, assim vivem muitos cristãos. Não seja um desses, faça a diferença. Seja um cristão de verdade, fiel, íntegro e consistente e tua história será diferente!

Avida sem Deus é instável, incerta, vazia e curta. Quem vive alheio a Deus vive cercado de conspirações, ameaças e intimidações. Veja essa triste e dura realidade nos reis de Israel em II Reis 15:8-38:

1. Zacarias reinou apenas seis meses em Samaria porque foi assassinado por Salum (vs. 8-10).
2. Salum, um tremendo usurpador, reinou somente trinta dias porque foi assassinado por Menaém (vs. 13-14).
3. Menaém rasgou o ventre das grávidas de uma cidade que lhe negou passagem, reinou dez anos e morreu (vs. 16-22).
4. O reinado de Pecaías durou apenas dois anos pois seu próprio capitão conspirou contra ele e o matou (vs. 23-26).
5. Peca, fez o que era mau aos olhos do Senhor; ainda que reinou 20 anos, em seus dias "veio Tiglate-Pileser, rei da Assíria, e tomou a Ijom, a Abel-Bete-Maaca, a Janoa, e a Quedes, a Hazor, a Gileade, e a Galiléia, e a toda a terra de Naftali, e os levou à Assíria". E veio Oséias, feriu-o e o matou para tomar-lhe o trono (vs. 27-31).
A vida sem Deus não vale nada; fazer as coisas erradas para sobreviver ou conseguir algum poder, leva à morte. Não compensa viver sem Deus aqui neste mundo, quem o faz percebe que não vale nada e não se adquire nenhum valor! Pense nisso, comprometa-se com Deus e serás realizado e satisfeito com a vida! Saiba que atrás de uma vida frustrada, tem uma Bíblia fechada!

É triste quando o mal se torna comum e a imoralidade normal e os líderes de uma nação nada fazem para promover o bem e a moralidade. Pior ainda é quando líderes do povo de Deus, da igreja de Deus, se deixam levar pelas práticas culturais que desagradam a Deus abrindo espaço para a entrada de muitos tipos de pecados. Em vinte anos passaram cinco reis em Israel e nenhum deles fez qualquer coisa para descobrir a razão pela qual intriga e engano predominava até entre as pessoas mais importantes da sociedade. Essa é a triste realidade de II Reis 15. Quando líderes políticos ou mesmo eclesiásticos não se levantam com coragem para erguer a bandeira do bem e da moralidade o povo de fora como de dentro da igreja fica confuso, perdido e se inclina para o pecado e a ruína. O mundo atual precisa de gente corajosa, que busque a Deus, que clame pelo poder do Espírito Santo, que deseja exercer uma influência positiva poderosa sobre ricos e pobres, que não vacile diante da pressão, que viva os princípios da Palavra de Deus, que lute contra o pecado confiando no poder que Cristo promete àqueles que a Ele se submetem. O mundo precisa de pessoas corajosos que pregam o verdadeiro e puro evangelho, que exaltem toda a Palavra que sai da boca de Deus e que tenham coragem de orar pedindo forças para cumprir a missão deixada por Cristo e agir. O mundo precisa de você, Jesus precisa de você; o que vai fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...