segunda-feira, 18 de março de 2013

Lições de vida

Leia a Bíblia 
Hoje 2 Reis 23
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Reavivamento e reforma é fazer uma limpeza total, radical e completa daquilo que não agrada a Deus. Josias teve peito, coragem e atitude para demolir, arrancar e destruir os monumentos e construções antigas que não faziam parte da adoração à Deus. Ele eliminou o politeísmo, tudo o que era relacionado a outros deuses foram destruídos (II Reis 23:1-27). Aqui vemos como é fácil trazer práticas de outras religiões e incluir à verdadeira, e exige muito eliminá-las depois. Durante séculos práticas erradas foram acrescentadas à religião verdadeira. Em nossa geração não é diferente, é normal as pessoas preferirem satisfazer suas necessidades espirituais buscando uma fé que contenha fragmentos do cristianismo misturado com cientologia, budismo, mitraísmo, paganismo ou qualquer noção que deriva da experiência pessoal. Precisamos conhecer a Deus sem teorias que contaminam nossas conclusões sobre Ele, pois é por causa disso que existem tantas religiões e as pessoas ainda acham que creem no mesmo Deus quando seus conceitos teológicos estão cheios de teorias erradas. Como disse Erwin Luzer, "devemos obter conhecimento de Deus apenas à partir da Bíblia e não a partir de nossas experiências e preferências pessoais". Para isso, vá à Bíblia desejoso de saber o que ela diz e não o que queres que ela diga! Eliminar todo e qualquer conceito de Deus que não é bíblico, faça como Josias, leia a Bíblia, e faça uma reforma na tua igreja, na tua casa e na tua vida!

O pecado, práticas erradas e conceitos errados sobre Deus surgem quando a Bíblia, a Palavra de Deus é ignorada, negligenciada e desprezada. Desprezamos a Bíblia quando a questionamos ou cremos que não importa para nós no século XXI. Negligenciamos a Bíblia quando não lhe damos a devida importância. Ignoramos a Bíblia quando a trocamos por qualquer outra coisa alegando não ter tempo de a ler. Em II Reis 23 fica evidente que antes de Josias assumir o trono os escritos de Moisés tinham sido ignorados por séculos, porém Josias restaurou-lhes a proeminência. "Sua fé pessoal cresce quando ouve pelo menos um trecho significativo da Lei. Esse ouvir motiva-o a agir. Quando age, é com confiança de que está fazendo a vontade de Deus, baseado na Palavra de Deus, a serviço do povo de Deus" (Paul R. House). É claro que a falta de conhecimento bíblico conduz à falsa religião. É evidente que a prática da verdadeira religião elimina a prática da falsa religião. É obvio, neste texto, que a leitura da Bíblia é a única forma de conhecer e praticar a verdadeira religião. Está na hora de voltarmos para a Bíblia, de adquirirmos conceitos verdadeiros sobre Deus e sobre a religião verdadeira. Está na hora de agir como Josias, pois as milhares de religiões que se dizem cristãs evidenciam falta de conhecimento bíblico; do contrário, um livro (A Bíblia) produziria apenas uma única religião, não várias como temos nos dias atuais.

Lendo II Reis 23, me veio a pergunta: Por que mesmo depois da reforma de Josias, Deus permitiu que ele fosse morto pelo faraó-Neco? E, pior ainda, por que mesmo que " antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao SENHOR com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal" (v. 25) e, mesmo assim "o SENHOR não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha provocado"? Além disso, "disse o SENHOR: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome" (vs. 26-27). Como explicar tal indignação irreversível de Deus?

1. Josias não consultou a Deus e foi tentar deter os esforços de Neco a fim de auxiliar os assírios em dificuldade, pois Neco não viria contra Judá.

2. O povo não se arrependeu de coração quando Josias destruiu ídolos, monumentos e sacerdotes pagãos; pois, logo que Josias morreu, toda a reforma encerrou-se abruptamente. Os filhos de Josias fizeram o que era mau aos olhos do Senhor e o povo não se opôs.

3. A lição é clara, é mais fácil eliminar os ídolos externos do que os ídolos do coração. É mais fácil reformar o exterior do que o interior. Então, convido você a repensar os conceitos de reavivamento e reforma!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...