terça-feira, 12 de março de 2013

Lições de Vida


Leia a Bíblia
Leia na sua Bíblia - II Reis 17 e depois  os comentários do Pastor
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Deus é graciosos, misericordioso e paciente. Não está ávido para julgar tanto quanto está ávido para salvar. Quando se olha um pouco mais de longe para II Reis 17, é possível perceber que desde os anúncios dos profetas sobre a condição do povo de Deus muitos anos se passaram; cerca de dois séculos desde que Aías profetizou a destruição. O povo, ao invés de buscar restauração e libertação do pecado, caminhou em direção a ele, rumo a autodestruição. Nada de arrependimento duradouro. Nada de reavivamento genuíno. Nada de reformas espirituais completas. Nenhum líder conclamou o povo ao abandono de práticas erradas, que desagradavam a Deus. Assim, desastre, destruição e desgraça sobreveio ao povo de Deus. Os versos 1 a 6 fala da queda de Israel, no reinado de Oseias, cerca de 722 a.C. A nação já estava morta há muito tempo, o juízo atrasou por causa da graça de Deus. Não sofremos imediatamente as consequências do pecado em nossa vida, porque a graça de Deus adia a execução da justiça. Igrejas mornas ou mortas não são vomitadas da boca de Cristo, porque a graça adia todo ato de justiça. Uma nação ou mesmo seus líderes que descambam para a aberta corrupção e imoralidade não sofrem imediatamente as consequências porque a graça de Deus interpõe sobre Sua justiça. Mas não para sempre. Então aceite a graça em tua vida e vive, não há outro meio de se livrar das consequências do pecado!

Três coisas impedem a graça de Deus continuar agindo no povo de Deus, baseado em II Reis 17:

1. Abandono da teologia (vs. 7-23): Deus deixou um livro sagrado, inspirado que é a Bíblia. Quando a Palavra de Deus ao homem é ignorada, não há outra saída, não há solução nenhuma, a não ser deixar a pessoa ou o povo enfrentar as consequências das próprias escolhas a fim de que veja o quanto se perde em ignorar as sábias, maravilhosas e úteis orientações!

2. Abandono da religião verdadeira (vs. 14-20): A idolatria é buscar outros deuses físicos, porém falsos; inventar ideias distorcidas do Deus verdadeiro ou deixar coisas ocuparem o lugar dEle no coração, que deve ser o primeiro. Estas práticas afastam pessoas de Deus, de Suas bênção e de Sua proteção as quais passam a enfrentar perigos e verão a vida arruinada.

3. Abandono da verdade absoluta (vs. 21-23): O sincretismo consiste numa vida dupla, uma religião pela metade. O sincretismo é comparado ao ateísmo, a diferença é apenas que o sincretista ainda acredita em Deus, porém vive como se Ele não existisse. Tais pessoas misturam verdades com erros, o falso com o verdadeiro e cristianismo com paganismo. Vivem com o pé na igreja e outro no mundo!

Então, sejamos expertos: Não devemos abandonar a teologia, nem a religião verdadeira e nem descambar para a mistura das filosofias do mundo com as doutrinas da Bíblia. Vamos reavivar nossa vida religiosa antes que seja tarde demais, antes que a graça seja retirada!

Fazendo uma analogia, a igreja de Deus hoje não está muito diferente do povo do passado: Hoje não queremos teologia, queremos sermões fast-foods, não os sólidos e consistentes que alimentam a nutrem a alma. Cremos em Deus mas não temos tempo para meditar na Sua Palavra de dia e de noite como diz Josué 1:8. Já não queremos mais nos arrepender dos nossos pecados nem de sermões que falem contra eles. Já não queremos mais viver pela fé em Deus, mas nas nossas próprias forças. Já não queremos mais ir à igreja cultuar a Deus, preferimos qualquer outra coisa. Já não queremos mais nos preparar para o Céu, pois estamos nos preparando para este mundo. Por causa disso, já estamos misturando nossa fé com opiniões humanas. Já estamos misturando nossa esperança com “pensamento positivo”. Estamos desobedecendo a Deus desavergonhadamente e radicalmente. Então, para que não aconteça o mesmo que aconteceu ao povo de Deus no passado descrito em II Reis 17, precisamos urgentemente de uma volta radical para Deus. Precisamos olhar para tudo o que lemos dos dois livros de Reis e desviar do caminho que leva as consequências de II Reis 17. Precisamos urgentemente de um reavivamento e uma reforma. No entanto, “Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração.” ME, vol. 1, p. 121. Vamos orar sem cessar, intensamente. Vamos conclamar o povo de Deus a orar até reavivar a paixão espiritual, sem parar até atingir esse estágio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...