sábado, 2 de março de 2013

LIÇÕES DE VIDA


Leia a Bíblia
Leiamos 2 Reis capitulo 7 

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Deus é grandioso, mais poderoso do que podemos imaginar. Ele revela o que vai fazer antes que aconteça e faz acontecer segundo as Suas Palavras (II Reis 7). Ele dá detalhes (v. 2) e as coisas acontecem detalhadamente como por Ele previsto (vs. 17-20). Deus envia um som estrondoso e os inimigos deixam o cerco da cidade (vs 6-7) e providencia alimento ao Seu povo de forma inesperada (vs. 10-16). Como será que Deus imitou o som forte de carros e cavalos de guerras? Como Ele conseguiu afugentar o exército inimigo sem que eles vissem qualquer coisa? Nada disso importou ao escritor bíblico e nem o Espírito Santo achou necessário revelar isso para nós, o importante é que Deus olha com carinho aos sofredores e Ele tem poder de fazer qualquer coisa por eles. É por isso que Deus olhou para esse mundo, viu nosso terrível sofrimento, angústia e morte e enviou Seu único Filho a fim de morrer para nos oferecer vida, vida em abundância. Jesus satisfaz a nossa alma, supre o vazio de nosso coração, nos restaura à imagem e semelhança de Deus, torna-nos melhores pessoas e candidatas à vida eterna no Céu. Nada podemos fazer para livrar-nos da morte; porém, o que é impossível a nós, é possível a Deus! A libertação do pecado, das hostes satânicas e da condenação eterna é maior que a libertação de Samaria do cerco dos sírios. Precisamos valorizar o que Deus fez por nós e anunciar àqueles que estão perdidos na escravidão do pecado que há liberdade em Jesus!

Hoje é dia de boas novas, um dia essa oportunidade vai passar, a porta da graça vai se fechar. Hoje deveríamos ter o mesmo senso de responsabilidade que tiveram os leprosos que, quando viram pão, anunciaram as boas novas (evangelho) aos famintos de Samaria. Suas palavras de urgência foram: "Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei" (II Reis 7:9). Quem dera os cristãos que tem o pão da vida (Jesus) tivessem a mesma urgência! A fome espiritual está aumentando, não temos dado pão de qualidade às pessoas que, famintas estão morrendo espiritualmente, definhando na fé e com a alma desnutrida. Como dentro de Samaria, coisas terríveis eram feitas para saciar a fome, Satanás oferece alternativas de pecados aos famintos espirituais, que mitigam momentaneamente, mas mesmo assim morrerão de fome por não terem o pão do Céu. Por falta de alimento espiritual genuíno nas igrejas, pessoas que iniciam na fé não se desenvolvem, não criam musculaturas espirituais, são raquíticas e frágeis e não crescem rumo à plena estatura de Cristo. Somos todos pecadores, expulsos do Jardim do Éden como aqueles leprosos foram expulsos da cidade. Sabemos que a fome espalhou-se por todos os lados e sabemos que Jesus é o Céu para saciar a fome de todos; por que não anunciarmos o evangelho como os leprosos anunciaram aos famintos que havia comida?

Nunca se deve duvidar de um profeta de Deus, eles são porta-vozes do Céu aqui na terra. Quando Eliseu profetizou algo absurdo para aquele momento de crise em Samaria, o mensageiro do rei de Israel ridicularizou Suas palavras e pagou caro por isso: morreu atropelado (II Reis 7:1-2, 19-20). É certo que quem duvida, questiona e rejeita à voz profética sofre terríveis consequências. A dúvida é inimiga da fé e do cristianismo, a falta de fé impede de experimentar as maravilhas que Deus oferece. Jamais se deve brincar, ignorar ou ridicularizar os líderes instituídos por Deus, não há como fazer isso sem perder a vida eterna. Deus é poderoso e pode fazer coisas simples com resultados impensáveis, incríveis. Logo à noite do dia que o profeta dissera que haveria pão à "preço de banana" - se bem que nem banana era barato em Samaria naquela época, cercados pelos sírios - Deus criou um barulho estrondoso como se um exército se aproximasse, e os sírios pensando que Israel alugara um ou dois exércitos para socorrê-los, fugiram, deixando muita comida para trás. Quando isso chegou aos ouvidos do povo, toda a cidade correu pela porta, atropelando e matando aquele que zombara da mensagem do profeta de Deus (vs. 3-20). Quem rejeita a voz de um profeta de Deus é a mesma coisa que rejeitar o próprio Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...