quarta-feira, 13 de março de 2013

Lições de vida-


Leia a Bíblia
Hoje vamos ler o capítulo 18 de 2 Reis
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Vida só é vida com Jesus no coração e praticando a Sua Palavra diariamente. Viver assim não é fácil, talvez até impossível; mas, com o poder do Espírito Santo atuando em nós, o impossível se torna possível. Quem vive assim, não apenas passará pela vida, mas viverá e fará história que influenciará aos outros. Enquanto, neste mundo perverso, mal e pecaminoso muitas pessoas só passam pela vida, pessoas como Ezequias se levantam no poder de Deus para fazer a diferença (II Reis 18). Ezequias, ao assumir como rei, destruiu os postes-ídolos que simbolizavam Aserá, a deusa cananeia da fertilidade e a serpente de bronze feita por Moisés com um fim proveitoso para curar das picadas das serpentes (Números 21:6-9), mas que o povo a estava adorando, o que não deveria. Houve, então, num tempo em que ninguém fazia o que era reto, alguém (Ezequias) que se levantou e "E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai". Hoje a igreja de Deus precisa de homens e mulheres ousados, porém equilibrados, que se apeguem a Deus para lutar contra o pecado. Ainda mais, para avançar em meio às trevas imorais e espirituais frente a humanidade ávida pelo pecado, só uma igreja ávida pela oração. Coloque-se de joelhos diante do Deus do Universo a fim de que te levantes com ousadia diante daqueles que não O conhecem!

Quem confia no Senhor não reclama da situação em que o povo se encontra, mas faz alguma coisa em prol do povo de Deus. Quem confia plenamente no Senhor promoverá grandes reformas radicais, removendo tradições pagãs presentes no culto a Deus (II Reis 18:3-6). É certo que um bom começo não significa um final feliz, porém alguém deve começar. O que é verdade é que, quem começa bem faz o exército de Satanás tremer. Então, Satanás que estava relaxado porque todos faziam o que era errado, toma providências e age contra aqueles que estão a favor de Deus levando o povo à consagração. Por isso, quem faz a vontade de Deus não deve se acomodar, não deve titubear frente a tentação e a investida de Satanás, para não começar bem e então terminar mal. Depois das reformas, Ezequias aliou-se ao Egito, e por ele foi incentivado a rebelar-se contra a Assíria; Senaqueribe da Assíria reagiu (v. 13) e Ezequias teve de pagar-lhe alto tributo (vs. 14-16) o qual agradou a Senaqueribe por pouco tempo. Depois os assírios ridicularizaram Ezequias por ele depender do Egito e esperar no Senhor (vs. 17-37). Como Satanás sabe que mais importante não é começar bem, mas terminar bem, ele faz de tudo para arruinar a vida de quem se levanta para fazer o que é reto diante dos olhos do Senhor. Porém, quando isso acontecer, lembre-se que Cristo já o derrotou; por isso quem se posiciona ao lado de Cristo vencerá qualquer pressão e desafio do inimigo! Então, fique do lado de Cristo sempre!

Quando duas ou mais religiões diferentes se juntam há uma guerra teológica. Os assírios diziam aos guerreiros de Judá para não confiar em Deus porque Ezequias irou a Ele ao remover os lugares altos e ao limitar a adoração oficial a apenas um pequeno templo. Por isso, ele afirma que Deus mesmo enviou a Assíria para castigar o povo por fazer pouco caso de Sua divindade. Os assírios alegaram que nenhum outro deus salvou qualquer outra nação, sendo assim, improvável o livramento divino de Judá (I Reis 18:32-35). Sempre que o Deus verdadeiro é exaltado haverá aqueles que, usados pelo inimigo, tentarão destruir, nos trôpegos fieis, a confiança plena nEle. Os argumentos contra a fé em Deus são fortes, lógicos e persuasivos. A guerra teológica sempre será acirrada quando se trata da verdadeira fé e do verdadeiro Deus. Por isso, o apóstolo Pedro nos orienta a lidar com tais inimigos: "Não combata, ainda que venhais a padecer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não temais as suas ameaças; não vos turbeis. Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações. Estais sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pedro 3:14-15). Embora agressividade gere agressividade, com o povo que confia em Deus agressividade dever gerar paciência e deixar Deus cuidar dos perturbadores! Conheça a Bíblia e apresente com paciência a tua fé e verás o que Deus pode fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...