sábado, 23 de março de 2013

Lições de Vida


Leia a Bíblia - Hoje vamos ler 1 Crônicas 2
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Deixe Deus conduzir a tua vida para a vitória como cada uma das pessoas da lista de I Crônicas 3 permitiu, sem cair na independência de Deus como os fracassados desta lista. Os reis de Judá descritos neste texto foram Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jeorão, Acazias, Joás, Amazias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias, Jeoaquim, Joaquim, Zedequias. Como a maioria dos reis descendentes de Davi erraram, você também corre grande risco de errar; também é verdade que assim como poucos acertaram você pode estar entre eles. No entanto, Deus se levanta conosco frente a qualquer desafio; Ele conforta, instrui, fortalece e guia, enchendo o futuro de esperança para cada membro de Seu povo. O texto apresenta os descendentes de Judá e os filhos de Davi como provas de que Deus nunca ignorou Suas promessas ainda que Seu povo, muitas vezes, as tenha ignorado. Deus promete que aqueles que forem Seus súditos aqui no mundo reinarão com Cristo no Céu (Apocalipse 3:21). Davi pecou muito, porém, mesmo sendo rei se submeteu humildemente ao Rei dos reis, é isso que importa! Fica, assim, evidente que pecado nenhum afeta o amor de Deus por nenhum pecador. Além disso, pecador nenhum tem poder de arruinar o plano dAquele que é Soberano do Universo. Nunca esqueçamos que Deus é Deus, Ele conduz a história do universo e a história de cada um que se coloca em Suas poderosas mãos. Você duvida?! Antes de duvidar, experimente!

O interesse de toda humanidade deveria ser Jesus. O interesse do autor bíblico estava voltado no Messias; ao redigir I Crônicas 3 ele traça a origem da casa real de Judá, desde Davi, seu fundador, até uns 400 anos antes do nascimento do Rei de Davi, Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Vários reis passaram pelo povo de Deus, mas nenhum deles resolveu todo o problema do povo; a bem da verdade é que a maioria deles foram o problema e não a solução. Todos tiveram dificuldades, erraram, pecaram e falharam. O único rei que faria tudo certo estava para nascer. Então, no tempo certo Jesus nasceu para concertar o erro de dos seres humanos, inclusive dos reis que O antecederam. Jesus não e só o rei do judeus, Ele é o rei do Universo; mas de nada vale se você não permitir que Ele seja o rei da tua vida. Deixe-O reger teus sentimentos, teus desejos, teus hábitos, teus argumentos, teus problemas, teu temperamento, teu dinheiro, teu trabalho, tua família, tua igreja, teus sonhos, teu presente e teu futuro. Deixe Deus ser Deus em tua vida, porque Deus Ele já é. Deixe Ele ser Senhor em tua vida, pois do Universo Ele já é. Deixe Jesus ser teu Salvador, pois o título de Salvador Ele já garantiu na cruz antes mesmo de você existir. Nem todos os membros da família de Davi tornaram-se reis; ainda que muitos tentaram, fracassaram. Entretanto, se você e tantos outros que se tornarem súditos do reino de Deus aqui na terra, reinarão com Cristo no reino celeste!

Olhe a Bíblia de perto e depois de longe, os ensinamentos ganharão grandes proporções. Depois de olhar com lente de aumento para I Crônicas 3 resolvi dar uma olhada de um ponto mais distante. Veja esta reflexão: Algumas listas de nomes parecem apenas ocupar espaço nas páginas da Bíblia; mas, essa não é a conclusão que chega o conhecedor do Livro dos livros. Se a Bíblia é a melhor obra literária já produzida, nenhuma de suas frases foi redigida em vão. Neste capítulo, cada nome tem uma história, cada historia tem um significado, cada significado aponta para a direção que Deus está conduzindo, não apenas a historia de um individuo, mas a historia de uma família, de uma nação; na verdade Deus está conduzindo a história do mundo que está acoplada à historia de todo o Universo. Deus vê as coisas diferentes dos seres humanos, e ao olhar com os olhos da fé, os servos de Deus vêem além do horizonte captado pelos olhos carnais. Isso fica bem claro quando olhamos para I Cronicas 3, muitos nomes nos fazem recordar grandes obras realizadas para Deus. Tais capítulos aguçam nossa visão espiritual, estimulam a memoria, fortalecem o intelecto. Sim, Deus usa todos os métodos possíveis para falar ao nosso coração e desenvolver fé em nós. Certamente as genealogias tem sua função específica à vida espiritual. Tudo o que Deus fez é bom e útil. Nem sempre sabemos quão importante são certas coisas como as genealogias, mas Ele sabe. Ele não perdeu tempo, nem ocupou mal o espaço de Seu precioso Livro. Cada detalhe foi pensando em mim e em você: "As coisas reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre" (Deuteronômio 29:29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...