quinta-feira, 7 de março de 2013

Lições de vida


Leia a Bíblia : 2 Reis  12
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Ao meditar nas palavras espirituais de II Reis 12, percebi que a forma como usamos o dinheiro reflete quem realmente somos. A Bíblia fala mais sobre dinheiro do que sobre o Céu, porque é muito fácil perder o Céu por causa do dinheiro. Tem muitas pessoas perdidamente apaixonadas pelo dinheiro mais do que por Deus. Assim, o quê fazemos com o dinheiro, e pelo dinheiro, revela o que vai no coração e o que realmente importa para nós. Onde investimos nosso dinheiro aí está nosso coração, atenção e valor. Os consumistas estão com o coração no mundo, nos prazeres carnais; enquanto que aqueles que investem na igreja tem seu coração nas coisas espirituais. O problema não é ter o dinheiro no bolso ou no banco, mas tê-lo no coração; já o coração convertido torna o bolso generoso. Assim, a questão de generosidade não reside no montante de dinheiro que você tem, mas na quantidade de amor celestial que você tem no coração. O teu dinheiro revela se é o amor humano ou o divino que está presente em teu coração. O que você tem no coração: Altruísmo ou egoísmo? Amor a Deus e ao próximo ou a si mesmo? Ambição ou compaixão? Mesquinhez ou generosidade? Vileza ou lealdade? O povo de Israel levou dinheiro à igreja até ter muito dinheiro para a reforma (v. 11), e você tem feito isso? A quantidade de dinheiro que você leva à igreja em relação ao que ganha demonstra o quanto você considera as coisas de Deus! Reflita e coloque Deus em primeiro lugar, até do dinheiro!

Quem investe dinheiro nas coisas de Deus não irá gastá-lo nas coisas do diabo. Quem coloca dinheiro na igreja não irá perdê-lo com o mundo. Precisamos urgentemente de uma reforma em nossa teologia financeira. Nosso sistema de economia deve ser focado no sistema de economia bíblico a fim de que nossa vida esteja plenamente em conformidade com Deus (veja II Reis 12). Além disso, é preciso se desfazer de certas teologias da prosperidade pregada em muitas igrejas; elas são mais humanas que divinas, mais do interesse do homem carnal do que do Espírito Santo. Além disso, devemos se desvencilhar dos conceitos e preconceitos enraizados na mentalidade humana e se firmar na cosmovisão bíblica sobre finanças. A Bíblia ensina que o dinheiro é uma bênção de Deus, útil para nossa manutenção; porém, o amor ao dinheiro é uma maldição, útil para nossa destruição! Hoje muitos cristãos gastam mais com gato e cachorro do que investem na pregação do evangelho. Hoje muitos que se declaram cidadãos do reino dos Céus constroem grandes impérios aqui na terra, estão mais preocupados com o luxo do que com as pessoas perdidas na escravidão do pecado. A pergunta que deixo para você é: O Céu é mesmo prioridade para você? Se for positiva tua resposta revele isso colaborando e investindo no anúncio de que Jesus vai voltar! Invista na obra de Deus e não nas obras humanas, tem muito gente na miséria sem saber da esperança da volta de Jesus! Precisamos agir

Como conseguir dinheiro para construir ou reformar igrejas? Há princípios divinos em II Reis 12, veja:

1. Não faça apelos pedindo dinheiro, leve o povo a consagração a Deus: Quando o povo prioriza Deus não precisa fazer apelo e nem pedir dinheiro na igreja (II Reis 11:17, 20; 12:9). Ao se comprometer com Deus o povo traz dinheiro para a igreja, pois quem se entrega totalmente a Deus entrega-lhe não só o coração, mas também o bolso! Quem se converte por inteiro a Deus não Lhe nega o dinheiro!

2. Ao construir ou reformar igrejas não se pode aceitar doações específicas, mas gerais; para serem administradas pela comissão de construção (v. 15): Quando alguém doa algo para a igreja se sente proprietário e protetor do que doou, isso está errado. O princípio é que o povo consagrado doa e não pede satisfação do que foi feito com o dinheiro, apenas confia!

3. Ao entregar o dinheiro na igreja deve fazer diferença entre dízimo a oferta (v. 16): Cada um tem sua função e um destino específico, nem a oferta e nem o dízimo deve ser usado como a pessoa bem entender, nem usar o dízimo como oferta ou vice versa é errado! O que é para o ministério pastoral não deve ser usado para construção! Quer ser bíblico na construção e reforma de tua igreja? Então siga estes três princípios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...