sexta-feira, 22 de março de 2013

Lições de vida


Leia a Bíblia - Hoje estamos lendo II Crônicas 2 
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)


Faça parte da história do povo de Deus. Quem ainda não é parte do povo de Deus pode incluir-se; então, decida-se agora mesmo. Em I Crônicas 2:55 nos mostra que os recabitas eram de origem de uma família quenita que se uniu aos judeus, o povo de Deus. O povo de Deus não é exclusivista, embora seja exclusivo. Deus só tem um povo, e isso está claro em toda a Bíblia, e também em I Crônicas 2. Deus não guia fragmentações religiosas, Deus guia um povo; e quem quiser, pode se unir a este povo. Quem eram os queneus? Eram da família de Hobabe, cunhado de Moisés. O conhecido Jonadabe (II Reis 10:15-28; Jeremias 35), descendente de Recabe, destacou-se como reformador de seu grupo, sua família, ainda que ele não era judeu. Isso nos ensina que, mesmo alguém que não nasce entre o povo de Deus, porém se une ao povo, pode trabalhar e fazer muito para Deus em meio a seus familiares. Isso nos ensina que ser cristão é muito mais do que meramente ser diferente, é fazer a diferença. Ser parte do povo de Deus não é um estado, é uma atitude contínua e dinâmica. Não é um status ou um nome, implica envolver-se em um movimento cuja missão é promover o plano de Deus entre familiares e amigos! Atrás de cada nome deste capítulo existe uma decisão, servir ou não a Deus. Qual é a tua decisão hoje? Une-te ao povo de Deus na terra a fim de fazer avançar Seu reino em meio ao reino das trevas; foi para isso que Deus chamou Israel, foi para isso que Deus te chamou!

Deus cuida detalhadamente de cada um de Seus filhos. Ele guia e ajunta cada um que se dispõe e servi-lO, agrupando até formar um povo. Isso é percebido em I Crônicas 2. As nações pagãs vão ficando de lado, também os que estavam dentro do plano de Deus, porém se apostataram. Deus valoriza quem se consagram a Ele, que permitem que Ele os guie, que aceitam ser disciplinados e moldados por Ele. Seu povo tem uma origem (I Crônicas 1) e tem a poderosa presença de Deus guiando-lhe em sua caminhada, formação e missão. Deus não se esquece de ninguém; o autor bíblico concentra-se em Judá e Benjamin, pois estas duas tribos remanescentes das doze conservaria a promessa de salvação que Deus oferecia a todo o mundo por meio de Jesus, o Messias. É evidente que o autor inspirado focou em Jesus ao listar todos estes nomes, tanto que Judá aparece primeiro em I Crônicas 2, pois o Messias descenderia desta tribo. Este capítulo foi escrito cerca de 400 anos antes do nascimento de Jesus, objetivava reavivar a fé do povo nas promessas da Sua primeira vinda, tanto quanto serve para nós que aguardamos a promessa da Segunda vinda. Deixe estas palavras inspiradas nortearem a tua vida... ainda que não sejam tão claras a você. Permita que Deus fale por meio de Sua Palavra, pois ainda que você não entenda claramente, elas são as Palavras de Deus e vão revigorar a tua alma! Não se perca no caminho como muitos se perderam. Confie em Deus como aqueles que perseveraram e venceram!

Os propósitos de Deus não são frustrados mesmo que Seu povo se desvie do caminho da santidade. Deus faz de tudo para enfrentar as forças do mal que tentam ruírem Seus propósitos na vida de Seu povo. Porém vemos que os propósitos de Deus não são solapados nem mesmo quando Seu povo, o guardião da promessa, vive as circunstâncias resultadas dos seus infortúnios políticos e religiosos. Em meio às desgraças pelo abandono da graça, Deus ainda oferece mais graça. Deus desce para motivar Seu povo caído nas profundezas do pecado, preso à escravidão e longe de sua terra e do templo, e, Lhe revela que a situação caótica e deplorável pode ser reversível. O futuro do povo é determinado não pelas circunstâncias deprimentes, mas pelo Deus que elege, guia e orienta. Nas mãos de Deus o futuro é certo ainda que pareça incerto. Em Deus o desespero se transforma em esperança. Deus revela ter agido em prol de Seu povo desde Adão (I Crônicas 1:1) e continua por meio da descendência de Abraão, Isaque, Jacó e Judá. Embora os pecados de Judá e de seus filhos não sejam omitidos, essa tribo recebe prioridade em I Crônicas 2:3-8, mostrando que o maior pecado não consiste em maus hábitos, deslizes e quedas, mas em não buscar a graça e o perdão de Deus. Pecado é afastar-se de Deus, não confiar nEle. Ninguém vai se perder por ser pecador, mas por não ter e depender de um Salvador. Então, aceite a graça de Deus e a Jesus como teu Salvador e viva perdoado hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...