quinta-feira, 14 de março de 2013

Lições de vida

Leia a Bíblia
Hoje vamos ler 2 Reis 19
Preciosas lições podemos tirar deste capítulo. Depois de lê-lo em sua bíblia leia os comentários do Pastor.

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) 
Muita gente faz teologia, desde leigos até ateus. Alguns fazem teologia positiva; outros, negativa. Quem cursa a faculdade de teologia aprende a ciência da interpretação (Hermenêutica e Exegese) que também é usada em cursos como o Direito. Utilizando-se destas ferramentas, até sem oração e dependência do Espírito Santo se faz teologia. Em II Reis 19 nota-se os assírios levantando conceitos sobre o Deus verdadeiro (teologia). Ao ser confrontada a teologia israelita, Ezequias vê a necessidade de uma resposta teológica a fim de achar uma solução histórico-política para o atual dilema. Ele orou a Deus e Ele mesmo respondeu a Ezequias, aos assírios e a nós que qualquer teologia, por mais científica que seja, que não vier da iluminação do Espírito Santo, baseada na revelação divina, é falsa! O teólogo Paul R. House diz que o rei Ezequias e o profeta Isaías revelam publicamente que a “fidelidade potencializada pela revelação divina supera as piores adversidades e as mais refinadas” teologias humanas. Sei que é muito mais cômodo ler teologia realizada por grandes teólogos, mas o mais certo a fazer é seguir o caminho em que Ezequias seguiu: Ele orou intensamente a Deus. Há um pensamento que diz: Aquele que orou muito, muito estudou! Estude muito teologia, mas faça isso através da oração, pois não tem como conhecer a Deus de verdade sem relacionamento intenso com Ele! Tenha uma verdadeira experiência intensa com Deus hoje!

Quero compartilhar alguns princípios de II Reis 19 quanto à reação de Deus ao ataque de Seus filhos na terra:

1. Deus "compra a briga" quando o insulto é em relação a Ele na vida de Seus filhos: Deus conduz Isaías a dizer que a blasfêmia assíria contra Israel não ficará impune (vs. 20-28). Ainda que Ezequias crê em Deus e sua fé seja recompensada, Deus defenderia Jerusalém por amor a Davi e por amor à própria glória (vs. 32-34). Quando Saulo perseguia os cristãos, Cristo apareceu-Lhe e perguntou: "Por que me persegues?" (Atos 9:4-5). Assim, se você é filho de Deus e for atacado, Deus punirá o atacante, pois quem fere um filho de Deus fere o próprio Deus!

2. Deus age visivelmente quando oramos e confiamos plenamente nEle: Os assírios invadiram a terra que Deus havia dado aos judeus; Ezequias orou, então Deus tirou a vida deles e 185 mil soldados assírios deixaram de existir. Por enfrentar Deus, a assíria perdeu todo um exército. Baseado neste relato, a teologia deísta que diz que Deus criou o mundo e o abandonou, é falsa. O ateísmo, que nega a existência de Deus é falso. Aqueles que dizem que não adianta orar são confrontados com esta história real de oração. Os politeístas veem aqui que só há um Deus verdadeiro.
Além destas teologias combatidas acima, muitos estudam Deus como se fosse teoria ou objeto, compartilhe esta mensagem a fim de que outros O conheçam de verdade!

Leia II Reis 19 e veja que, quando oramos (v. 14), Deus envia seres celestiais para agir na terra! Um só anjo de Deus destruiu 185.000 soldados bem armados! (v. 35). Se um anjo fez isso, imagina o poder de Deus! Ore a Ele, pois a oração pode transformar tua vida, tua família, teu bairro, tua cidade, teu país e o mundo inteiro. Imaginou se todos orassem com fervor e sinceridade como Ezequias orou? (vs. 14-20). Orar é confiar plenamente em Deus, é uma súplica incrivelmente poderosa que permitirá Deus mudar radicalmente o mundo, através de você. Orar é um clamor verdadeiro e intenso a Deus que revolucionará tua vida e te deixará perplexo diante dos resultados (vs. 20-37). Orar não é um discurso longo, mas diretas e objetivas palavras que são mais valiosas para Deus do que horas infindas de pedidos que mais se parecem com reclamações egoístas e interesseiras. Ao meditar neste relato, creia que a oração não é o último recurso, mas o principal; tenha percepção espiritual para ver que o poder não está na oração, mas no Deus que responde as orações. Discirna que não é o poder da oração, mas poder através da oração que faz toda a diferença. Em resposta à oração de Ezequias, Deus feriu 185 mil soldados na mesma noite em que ele orou, e o rei Senaqueribe foi forçado a se retirar para Nínive; e, alguns anos após a predição de Deus por meio do profeta Isaías (v. 7), os filhos de Senaqueribe o mataram (vs. 35-37). Quem se dispõe a orar mais intensamente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...