quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

União Fraternal- Salmos 133


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 133
União Fraternal
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Não há coisa melhor que a união na família, na igreja e na sociedade. Falando sobre as duas comparações para ilustrar os benefícios da união, harmonia e fraternidade entre os irmãos seja da família física ou da família espiritual do Salmo 133, D. L. Moody aplica da seguinte maneira: “Tal como o óleo da unção sobre a cabeça do sacerdote simbolizava sua consagração, assim o espírito do amor fraternal permeava a nação e simbolizava sua consagração. Tal como o orvalho sobre a vegetação simbolizava fertilidade e crescimento, o senso da verdadeira fraternidade reavivava e despertava a devoção da nação como um todo”. Por isso,
1. O casamento não terá harmonia se Deus não estiver presente derramando Suas bênçãos.
2. A família não será unida se cada um viver para si mesmo, na Bíblia não existe a ideia de cada um por si e Deus por todos; mas, cada um por si, prejuízo a todos.
3. Os filhos não viverão em comunhão se os pais não os ensinarem a se relacionarem com Deus diariamente.
4. O ambiente de trabalho terá plena desarmonia entre os funcionários sem harmonia com os princípios da Palavra de Deus.
5. A igreja viverá em confusão sem a bênção do relacionamento com Deus que promove a união entre os irmãos.
6. A sociedade viverá em guerra se as nações não tiverem comunhão íntima com o Deus verdadeiro.
7. O mundo vive em desunião porque bem poucos de seus habitantes mantêm viva comunhão com Deus.

Não há melhor coisa neste mundo que estar numa comunidade de irmãos que buscam a mesma bênção junto ao mesmo Deus. Quando se ora o “Pai Nosso” não apenas nos identificamos como filhos de Deus, mas automaticamente nos colocamos como irmãos de todos os cristãos, sejam familiares ou não. Desta forma o Salmo 133 tem lições que trarão bênçãos espirituais a toda comunidade que buscar a Deus em oração e adoração. Destaca-se em seus três curtos versos as seguintes aplicações para a vida:
1. A comunhão entre os irmãos agrada o coração de Deus trazendo exultação ao coração dos que promovem a união (v. 1); o relacionamento saudável na igreja entre os irmãos só acontece quando existe relacionamento íntimo com Deus.
2. A união entre os irmãos produz grandes bênçãos que resultam em transformação, restauração e fortalecimento dos laços fraternos do amor divino sobre toda a congregação (v. 2); onde não há comunhão entre os irmãos falta consagração de cada um diante de Deus. Onde há desunião haverá destruição.
3. A unidade entre os irmãos produz reavivamento espiritual, pois onde há união o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. O que geralmente impede às bênçãos de Deus sobre uma família ou igreja é a falta de harmonia entre os membros e a desarmonia com as orientações divinas traçadas na Bíblia.
O orgulho, vaidade, ambição, egoísmo, arrogância foram as características que promoveram a guerra no Céu, e na Terra são tais características que trazem confusão, desunião e destruição. Se você quer a bênção de Deus promova a união e a paz entre os irmãos.

Este tão pequeno, mas tão precioso Salmo 133 tem por característica o gênero sapiencial: Elaborado com sabedoria, revela sabedoria e inspira a sabedoria. Didaticamente suas belas frases visam destacar e enfatizar a importância dos relacionamentos. Embora curto, o Salmo pode ser claramente divido em três partes:
1. Há uma declaração proverbial, uma verdade: “Quão bom e quão maravilhoso é que os irmãos vivam em união”.
2. Há duas comparações para explicar e elucidar a declaração: a) “É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão e que desce à orla das suas vestes”; b) “É como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião”.
3. Há uma conclusão justificativa: “Pois ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”.
Onde há comunhão com o pecado não há comunhão entre os irmãos. Somente onde há comunhão com Deus é possível existir comunhão com os irmãos. A bênção de Deus não está na desunião, mas na união. A verdade é que antes que haja união Deus precisa estar presente, e, onde Ele está presente há bênção, uma delas é a comunhão. A falta de paz, harmonia e união entre os irmãos evidencia a falta de Deus, falta de consagração entre os irmãos. Então, aproxima-te de Deus em oração a fim de que sejas instrumento dEle para promover a comunhão entre os irmãos. Clame a Deus: “Pai nosso, não permita que eu seja causador de confusão e desunião entre os irmãos. Que eu seja uma bênção para promover a comunhão. Amem”


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...