sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O fiel guarda dos homens- Salmos 121


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 121
Deus, o fiel guarda dos homens
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Infelizmente nós erramos quando agimos como se Deus não está tão atento às nossas necessidades e tomamos a situação em nossas mãos. Porém, feliz é aquele que crê de todo coração que seu socorro e sua vitória sempre vêm do Senhor. Leia o Salmo 121 e reflita em cada um de seus 8 versículos: Quem olha para cima, olha além das circunstâncias. Olhe a Cristo, o Filho de Deus, e, reconheça que só fica em pé diante dos desafios da vida aquele que é protegido e guiado por Deus. Assim você concluirá que não há ninguém melhor que Deus para cuidar de tudo durante a trajetória para o Céu. Deus não dorme, está sempre presente para proteger o peregrino neste mundo em todo tempo e em todo lugar. Quando nos entregamos 100% a Deus, somo totalmente dEle; então, Ele nos guarda e cuida completamente. Em apenas 8 versos o verbo “guardar” se refere 6 vezes a Deus. Enquanto caminhamos para o Céu, ao lar paternal, temos aqui a presença protetora do Pai Celestial em cada detalhe da vida. Deus não está limitado ao tempo e ao espaço. Nada limita a atuação de Deus a não ser a rejeição do rebelde e duro coração humano. De outro modo, não há desculpas para viver se autodestruir no pecado. Deus socorre, livra e protege a todo aquele que pede socorro a Ele. E, Sua atuação é completa e poderosa; Ele não livra pela metade, Ele não socorre superficialmente. Ele não dorme e nem faz “as coisas de qualquer jeito” rapidamente para ter de socorrer a outros. Assim, só vive no pecado aquele que prefere a escravidão do pecado antes que a libertação de Cristo.

A vitória não depende de olhar para a crise, mas para cima, Àquele que tem a solução para toda situação. No entanto, Deus não é estepe quando as coisas estragam, nem a Bíblia um catálogo que você abre só quando necessita algo. Ele é o Guia, e, Sua Palavra, o mapa que traça o destino para a vida eterna. Nessa jornada não ignoremos o Guia e nem Seu mapa em momento algum, senão nos perderemos nas ribanceiras mortais do pecado, ou, entraremos por atalhos aplainados que terminam num despenhadeiro. O Salmo 121 revela que, antes de trocarmos o caminho certo por um caminho duvidoso a fim de obter condições mais favoráveis, é melhor pedir socorro a Deus a fim de adquirir forças para superar desafios no caminho certo:
1. Você deve focar a solução certa para não pensar que o certo é certo quando lá na frente você perceber que era errado: Jesus é o único Caminho certo – eis o caminho em que teu pé não vacilará (vs. 1-3).
2. Você pode até relaxar e descansar para recobrar novas forças, mas nunca abandonar, desviar ou desistir de avançar no caminho certo – enquanto isso, Deus te observará e te protegerá de noite e de dia (vs. 4-6).
3. Você precisa depositar toda a tua confiança nAquele que é mais poderoso que o poder do mal. Então “O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída [para a escola, faculdade, trabalho, lazer, férias, mercado, igreja, missão, etc.], desde agora e para sempre” (vs. 7-8).

Para que haja realmente reavivamento e reforma em nossa vida espiritual individual e coletivamente, precisamos tirar os olhos deste mundo e de seus prazeres e elevá-los a Deus, esperando que Ele se incline para atender em nossas fraquezas. Leia o Salmo 121 e siga os seguintes passos a fim de que não caias no precipício e nas profundezas do mal:
1. Reconheça tuas limitações e peça socorro a Deus (v. 1).
2. Confie plenamente que de Deus o socorre certamente virá (v. 2).
3. Encontre paz na certeza de que Deus é Senhor Soberano de tudo (v. 3).
4. Creia que Deus está alerta a tudo o que acontece no mundo e a você (v. 4).
5. Compreenda a transcendência e a imanência de Deus (v. 5).
6. Saiba que as intempéries da vida estão no controle dAquele que quer te guiar (v. 6).
7. Aceite que Deus livra, guarda, protege e luta em favor daqueles que O buscam (v. 7).
8. Tenha fé para agir com ousadia, pois Deus cuida em todo tempo e lugar (v 8)
Faça agora uma oração: “Senhor Deus, perdoa quando eu me afastei de Tua proteção e ainda achei que Tu me havia ignorado. Confesso-Te minha ignorância e suplico o Teu socorro. Ao livrar-me, não me deixes desviar jamais do Caminho, pois não quero perder a salvação. Em nome de Teu Filho Jesus que morreu por mim, amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...