domingo, 1 de dezembro de 2013

Salmos de Ação de Graças-Salmos 116


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 116
Salmos de Ação de Graças
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Um coração que ama a Deus será cheio de gratidão por tantas coisas que Deus faz, mas principalmente pelo plano de salvação. No Salmo 116 é possível perceber que Deus age, interage e reage à nossa dor, aflição e angústia. No entanto, é preciso que eu O invoque a fim de que Ele opere e então devo reconhecer o que Ele faz, fez e fará, então me resta agradecer. O fato é que as ações no Céu que impactam a Terra começam na Terra quando alguém ama, invoca, crê e louva ao Senhor que está nos Céus! Por causa disso esse Salmo é um louvor de ações de graças que pode ser cantado por um adorador ou por uma congregação de adoradores. Destacamos quatro pontos deste Salmo:
1. A situação em que os habitantes deste mundo se encontram: perigo, angústia e morte (vs. 3, 10, 11).
2. A oração que o verdadeiro cristão eleva a Deus quando está em aflição (v. 4).
3. A resposta quem vem do Céu do Deus piedoso, justo e compassivo à oração do aflito (vs. 1-2, 5, 6,8)
4. A resposta de gratidão daquele que reconhece a Deus como libertador de toda aflição (vs. 1-2, 7-9, 13-19).
Hoje é dia de renovar teus compromissos com Deus. Nesta nova semana você precisa assumir teus compromissos com Deus por tudo o que Ele já fez por você. Não espere mais para servir-Lhe, comece já!

O desespero não é o tempero forte da vida do crente nem mesmo na hora da morte. Em meio à aflição, tribulação e tristeza, o salmista revela no Salmo 116 que Deus ouve a Sua oração, livra sua alma da morte... mas, a certa altura ele diz: “Preciosa é à vista do Senhor a morte dos Seus santos” (vs. 15). A morte na visão do cristão puramente bíblico é diferente da visão do “cristão” influenciado pela cultura religiosa adulterada. A morte dos justos é preciosa porque ele descansa de suas obras como num sono profundo alguém descansa de um dia intenso de trabalho (João 11:11; I Tessalonicenses 4:13). Os que morrem no Senhor ressuscitarão para receber Sua herança prometida por Jesus, o qual deu a Sua vida morrendo na cruz a fim de dar a vida aos pecadores sem direito à vida (v. 9). É por isso que aqueles que tomam o cálice da salvação (Salmo 116:13), reconhece a Deus como piedoso, justo e compassivo (v. 5), por oferecer um plano que livra a alma mortal da morte (vs. 3-8). Quem aceita a libertação oferecida por Deus não sabe o que fazer para agradecer-Lhe (v. 12) então se rende a Seus pés, torna-se um servo do Senhor Deus e se compromete cumprindo com seus votos ofertando-O e adorando-O em Sua Casa, o Templo – hoje, a Igreja (vs. 14-19). Temos de aprender a celebrar a Deus pela libertação de perigos extremos e pelo Seu favor em operar a nossa salvação e comprometer-se publicamente como expressão de gratidão.

Qual é tua atitude perante Deus? O que você reconhece que Deus fez e ainda faz por você? Como você reage diante de tudo o que Deus faz? Leia o Salmo 116 a fim de que vejas a reação de um coração grato perante o Deus que é piedoso, justo e cheio de compaixão:
1. Reconheça que Deus opera em prol de tua vida: Ele se inclina e ouve tuas orações; estando preso aos cordéis da morte, sofrendo tribulação e tristeza Ele te livra (salva), protege e te fez o bem sem nenhum mérito de tua parte (vs. 1-11).
2. Reaja positivamente diante de tudo o que Deus faz, fez e pode fazer por você: Ame ao Senhor (v. 1), invoque-O enquanto você viver (vs. 2, 4), creia nEle (v. 10); louve e adore a Ele por oferecer-te, não o cálice da ira de Deus, o qual Jesus tomou por você, mas o cálice da salvação oferecido em Jesus (v. 13). Comprometa-se com Deus, com Sua igreja e cumpra seus compromissos com Ele (vs. 14-15, 18-19). Sirva-O diligentemente em tudo o que você fizer e em todos os lugares (vs. 12, 16). Oferte a Deus daquilo que você recebe dEle, pois sem Ele você não teria nada (v. 17).
Invoque o nome do Senhor. Clame a Ele agora mesmo: “Piedoso, justo e compassivo Deus, inclina Teu ouvido para ouvir o meu clamor. Livra minha alma da morte. Dá-me o cálice da salvação. E capacita-me para cumprir com meus compromissos conTigo. Quero ser Teu servo para sempre. Em nome de Jesus, amém”.


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...